Imagem: Divulgação
Para Gero Fasano , ''campeonato de restaurantes é uma bobagem''

Para Gero Fasano , ''campeonato de restaurantes é uma bobagem''

Não há quem não tenha visto pelo menos uma vez: o ranking dos "100 melhores restaurantes do mundo", ou "os 50 melhores da América Latina"; ou então "as melhores pizzas do mundo", e um recente e insólito "as melhores redes com no mínimo cinco pizzarias". Traduzindo o cenário, a criatividade para definir um ranking de gastronomia não tem limites e, por vezes, exagera. "Dizer que um restaurante é o melhor do mundo é patético", afirma o restaurateur Rogério Fasano, o "Gero", do tradicional grupo que leva o nome de sua família.

À frente de investidores que hoje dão o fôlego necessário não apenas para as operações dos restaurantes como também dos hotéis que ostentam a conhecida marca, o empresário de 60 anos é conhecido em São Paulo pelos seus pontos mais famosos, que são o Fasano, o Gero e o Parigi. O sucesso do grupo, aliás, é internacional: o Fasano de Nova York, que abriu as portas recentemente, já é considerado um dos melhores restaurantes da cidade.

Gero critica o "50 Best" e o Guia Michelin pelo espaço que dão aos chefs autorais. Ele tem mais apreço por guias que pontuam os restaurantes, caso do italiano Gambero Rosso, que concedeu, na quarta-feira passada, dia 23, dois garfos - o equivalente a duas estrelas no Michelin - ao restaurante Fasano de São Paulo, no guia 2023 "Top Italian Restaurants" da publicação.

Na sua visão, "campeonato de restaurantes é uma bobagem", por comparar coisas diferentes, valorizar apenas chefs autorais e escantear os restaurateurs, como ele, que têm uma visão do universo total do que é necessário para criar e manter um bom restaurante. Em sua mira, está particularmente a lista "50 Best", que faz um ranking dos "melhores restaurantes do mundo".

Gero Fasano falou sobre isso e muito mais a respeito do mundo da gastronomia em entrevista que concedeu para a edição deste domingo, dia 27, feita pelo jornalista Miguel Icassatti para o site Metrópoles. Ele dá seu ponto de vista em relação a esses temas e reflete sobre o seu próprio futuro como profissional da gastronomia. Confira no link da matéria:

https://www.metropoles.com/sao-paulo/roteiro-sp/restaurantes/fasano-dizer-que-um-restaurante-e-o-melhor-do-mundo-e-patetico