Baaeed entra quarto no Champion Stakes e encerra campanha

O inglês Baaeed, um quatro anos filho de Sea the Stars e Aghareed, por Kingmanbo, foi o quarto colocado no Quipco Champion Stakes (G.1), disputado neste sábado, dia 15, em 2.000 metros, na pista de grama de Ascot. Conforme anunciado na véspera, agora o cavalo treinado por William Haggas será encaminhado à reprodução por seu criador e proprietário, a Shadwell Farm, pertencente à família do sheik Hamdan bin Rashid Al Maktoum, que morreu em 2021.

O ganhador do páreo foi Bay Bridge, montado por Richard Kingscote e apresentado pelo treinador Sir Michael Stout, um quatro anos ganhador de seis corridas cujo melhor resultado até o momento tinha sido a vitória no Coral Brigadier Gerard Stakes (G.3), em Sandown. Em segundo entrou Adayar, uma das forças da prova, seguido por My Prospero e finalmente o favorito Baaeed, que chegou a dar impressão na entrada da reta final, mas que não rendeu o esperado.

Cotado para correr o GP l'Arc de Triomphe (G.1), deste ano, disputado no início de outubro e vencido pela égua Alpiniste, Baaeed acabou sendo direcionado por seu preparador para essa prova em Ascot, na Inglaterra. Um final de campanha em grande estilo, em que enfrentaria Adayar, da Goldolphin, campeão do Epsom Derby (G.1) e do King George VI and Elizabeth Stakes (G.1).

O representante da farda da Shadwell deixa as pistas como segundo melhor cavalo do mundo, segundo o ranking da International Federation of Horseracing Authorities (IPHA), com rating de 135, apenas quatro pontos a menos do que o líder, o norte-americano Flightline.

Baaeed encerra campanha com um cartel de 10 vitórias em 11 apresentações, incluindo o Juddemonte Champion Stakes (G.1), em York; o Quatar Sussex Stakes (G.1), em Goodwood; o Queen Anne Stakes (G.1), em Ascot; o Al Shagab Lockinge Stakes (G.1), em Newbury; o Queen Elizabeth II Stakes (G.1), em Ascot; o Prix du Moulin de Longchamp (G.1); e o Bonhams Thoroughbred Stakes (G.3), em julho de 2021, em Goodwood - sua primeira vitória em prova de grupo. Em prêmios, conquistou 2.622 milhões de libras, o equivalente a R$ 15.600 milhões na cotação atual da moeda inglesa.