Em tarde de muita chuva e pista encharcada, o potro Sovereignty conquistou o 151º Kentucky Derby (G.1) justamente em cima do franco-favorito Journalism, sob os aplausos das quase 150 mil pessoas que prestigiaram a festa no hipódromo de Churchill Downs.
A vitória começou a ser construída no final da grande curva, quando Journalism avançou e Sovereignty procurou se juntar a ele. Na reta final, o favorito apareceu com excelente ação, pelo meio da pista, mas no desenlace do páreo foi dominado por Sovereignty. Final Gambit, que vinha apagado no fundo do lote, avançou com o jóquei brasileiro Luan Machado, enquanto Baesa também fez uma forte atropelada, terminando em terceiro muito próximo a Journalism. Final Gambit garantiu um ótimo quarto lugar.

Treinado por Bill Mott, o ganhador foi pilotado pelo jóquei venezuelano Junior Alvarado. O tempo para os 2.000 metros foi de 2'02"31, na pista de areia encharcada. O filho de Into Mischief e Crowned, por Bernardini, da Godolphin Farm, chegou à terceira vitória em sua campanha, sendo a primeira de Grupo 1, somando agora US$ 3.672.800 em prêmios (US$ 3,1 milhões apenas do Derby).
O próximo desafio de Sovereignty acontecerá em duas semanas, no dia 17 de maio, no Hipódromo de Pimlico, caso seja confirmado para a disputa da segunda etapa da Coroa, o Preakness Stakes G1, em 1.900 metros, também na raia de areia. Em Baltimore (Maryland), será a oportunidade do derby-winner reencontrar Journalism, Baesa e Final Gambit, a montaria do brasileiro Luan Santana.