Torquator Tasso tenta o bicampeonato no GP de l'Arc de Triomphe

O cavalo alemão Torquator Tasso tentará o bicampeonato no GP Quatar l'Arc de Triomphe (G.1) neste domingo, dia 2, em 2.400 metros, na pista de grama do hipódromo de Longchamp, em Paris. Maior azar do páreo no ano passado, desta vez o filho de Adlerflug e Tijuana, por Toylsome, correrá com outro status, ao fazer parte da galeria de ganhadores de provas de Grupo 1 na Europa.

Treinado por Marcel Weiss e pilotado por Rene Piechulek, o ganhador de 2021 é um cinco anos de criação de Paul H. Vandeberg e propriedade da Gestut Aunquelle, que vem de um segundo, a cabeça, para Mendocino, no Grosser Preis Von Baden (G.1), na Alemanha.

Assim como Torquator Tasso, outro cavalo aparecerá bem cotado para obter a vitória na prova que terá dotação de 4,4 milhões de euros. É o castanho irlandês Adayar, um filho de Frankel e Anna Salai, por Dubawi. O defensor da Godolphin conquistou, entre junho e julho do ano passado, o Epsom Derby e o King George VI e Queen Elizabeth Stakes, ambas os páreos de Grupo 1.

Além do campeão do Epsom Derby, mais dois vencedores de derbies disputarão a premiação milionária: O derby-winner francês Vadeni, defensor da farda do Aga Khan e treinado por Jean-Claude Rouget, está confirmado no campo do páreo. A farda do príncipe Khalid Abdullah, da Juddmonte, também estará representada na festa do Arco. O treinador Michael Stout inscreveu o derby-winner irlandês Westover para a carreira na milha e meia.

O campo do Arco também contará com outros nomes bem cotados nas apostas: Luxembourg (Irish Champion Stakes, G.1), Alpinista (Darley Yorshire Oaks, G.1), Onesto (Grand Prix de Paris, G.1), Verry Eleegant (Melbourne Cup, G.1) e Titleholder (Takarazuka Kinen, G.1, Japão).