FICO Eataly, o maior parque gastronômico do mundo fica na Itália

FICO Eataly, o maior parque gastronômico do mundo fica na Itália

A grife Eataly não é de todo desconhecida dos brasileiros, já que em São Paulo há um grande centro da marca com restaurantes, bares e lojas no bairro do Itaim, zona sul da capital. Também não é segredo que o negócio vem da Itália, como já identifica o próprio nome. O que talvez muitos ainda não saibam é que o maior parque gastronômico do mundo fica na cidade de Bolonha e leva o nome de FICO Eataly World. Para quem gosta de culinária, vinhos, massas e doces, o passeio é uma verdadeira Disneylândia gastronômica - em tamanho, qualidade e criatividade de seus idealizadores para um negócio que encanta italianos e estrangeiros de todo o mundo.

O Eataly é uma marca global presente em várias cidades do mundo, incluindo a unidade de São Paulo, entre mais de 30 pontos espalhados pelo planeta que misturam a comida italiana com um toque da gastronomia de cada localidade - a unidade mais recente está sendo inaugurada por esses dias na região do Silicon Valley, em São Francisco, e é a segunda loja no estado da Califórnia. Já a Fundação FICO, a qual o Eataly se associa nessa megaprojeto, promove a educação alimentar, o consumo consciente e a produção sustentável, conectando produtores e consumidores.



Mapa FICO Eataly | Foto: Divulgação

A união das duas marcas deu origem ao FICO Eataly World, um verdadeiro sucesso desde a sua inauguração, principalmente entre os turistas, que podem em um só espaço "viajar" por todas as regiões da Itália e provar as delícias da culinária do país sem percorrer todo o seu território, de norte a sul da "bota".


Espaço dos queijos no FICO Eataly


Inaugurado em novembro de 2017, o FICO Eataly impressiona o turista logo de cara pelo seu tamanho, digno de um parque de entretenimento: são mais de 100 mil metros quadrados de área. Para se ter uma ideia da dimensão, cabem mais de 20 Eatalys Brasil ou 10 campos de futebol oficiais ali dentro. São mais de 40 fábricas, 45 restaurantes, 50 aulas por dia e cerca 200 animais. Para quem não se dispõe a caminhar por toda essa extensão, é possível alugar bicicletas para circular com mais rapidez e facilidade para visitar não apenas os restaurantes e lojas como também os espaços educacionais, salas de convenções e o cinema local.



As iniciais FICO significam: Fabricca Italiana Contadina ou Fábrica de Agricultura Italiana, e a proposta do empreendimento é unir em um só espaço todas as etapas da cadeia de alimentação. O complexo gastronômico está localizado um pouco distante do centro histórico de Bolonha, e a melhor maneira de acessar é de ônibus. De 30 em 30 minutos, um carro do FICO Eataly faz o trajeto até o parque gastronômico saindo da estação central de trem. A passagem custa sete euros, ida e volta. Para quem vai com veículo próprio, há estacionamento no local. O endereço é: Via Paolo Canali, 8, 40127, Bolonha.


Carrosel Humanidade e a Terra | Foto: Divulgação