Mo Donegal e Nest, no Belmont Stakes |
Mo Donegal e Nest, dupla de Todd Pletcher no Belmont Stakes

Mo Donegal e Nest, dupla de Todd Pletcher no Belmont Stakes

Com a presença do campeão do Kentucky Derby, Rich Strike, e seis competidores cotados na bolsa de apostas, entre oito inscritos, o Belmont Stakes (G1) deste sábado, dia 11, tinha tudo para ser uma grande atração no hipódromo de Belmont Park, em Nova York. E foi, com a vitória de Mo Donegal e dupla de Nest, marcando a dobradinha do treinador Todd Pletcher na última etapa da tríplice coroa norte-americana. Montarias dos irmãos Irad Ortiz Jr. e José Ortiz.



Que não haveria um tríplice coroado este ano, já se sabia. Afinal, Rich Strike fora o vencedor em Kentucky e Early Voting no Preakness Stakes. Mesmo assim, Rich Strike estava de volta, e Wet the People se apresentava como favorito ao lado de Mo Donegal, por ter ganho uma prova preparatória -um "trial" para esse páreo. Mas foi o pilotado de Irad Ortiz Jr. que deu o show: largou e ficou acomodado em sexto, mas nunca muito longe; na entrada da última curva começou a descontar e logo no início da reta foi abocanhando posições, para dominar e vencer com sobras de campeão.

Geralmente, ocorre do "pacemaker" de uma dobradinha cansar no final e o outro atropelar. Desta vez, porém, a potranca Nest avançou para formar dupla na parelha vitoriosa, mas o ponteiro nunca parou. Todos os méritos para Todd Pletcher, e festa para a farda da Donegal Racing & Repole Stables, donos dos dois competidores, com uma inclusão societária na propriedade da potranca.

O ganhador é um filho de Uncle Mo e Calling Miss Brown, por Pulpit ,que derrotou Nest, Skipplongtock, We the People, Creative Minister e Rich Strike, o "derby-winner" que nunca esteve no páreo. Foi a quarta vitória de Mo Donegal, obtida no tempo de 2'28"28seg, com três corpos de vantagem sobre Nest, na pista de areia.