"Licorice Pizza"- Idem, Estados Unidos, 2021 Direção: Paul Thomas Anderson |
''Licorice Pizza'', um filme sobre a adolescência nos anos 70, na Califórnia

''Licorice Pizza'', um filme sobre a adolescência nos anos 70, na Califórnia

A adolescência é um estranho acontecimento na vida da gente. Altos e baixos, fobias e complexos, auto estima baixa ou alta demais, medo e coragem juntos, um mar de aflições. Mas tem também o primeiro amor que não esquecemos nunca mais.

Em "Licorice Pizza" muita coisa igual aconteceu na nossa vida, igual a dos personagens. Outras acontecem só para quem viveu sua adolescência nos Estados Unidos nos anos 70.

Por exemplo, o nome do filme. Só quem viveu nos anos 70, por lá, sabe que discos de vinil eram chamados de "licorice" e "pizza" por causa do formato. Entendemos então o título do filme porque havia uma loja "Licorice Pizza" que vendia discos, os sucessos da época.

Paul Thomas Anderson, diretor e roteirista, 51 anos, nasceu e ainda vive no lugar onde se passa esse seu novo filme, San Fernando Valley. Ele convidou dois novatos no cinema que são a atração maior e o coração de "Licorice Pizza". Assim, o garoto Gary, ator mirim, é interpretado por Cooper Hoffman, filho do saudoso Philip Seymour Hoffman. E Alana Haim faz a garota Alana Krane e é vocalista da banda Haim, na vida real, com suas duas irmãs, que também estão no filme.

O tema do filme é o amor não correspondido. Gary se encanta com Alana mas ela não o leva a sério. Ela tem 25 anos e ele 15. E realmente demora para ela não confundir companheirismo e amor. A história deles é mesmo inacreditável, absurda e terna. Doce e, principalmente, bem humorada e sem tragédias. Se bem que há um flerte com o perigo que nos deixa em alerta.

Em 1970, não existiam celulares. Então os personagens do roteiro escrito pelo diretor, movimentam-se nas ruas, correm muito para ver onde o outro está e às vezes não se acham. São criativos e inventam novidades para vender e até se metem em política (Benny Safdie faz o candidato enrustido).

E vamos ver em pontas nomes famosos do cinema como Sean Penn, como um ator mais velho; e Bradley Cooper, como um personagem da vida real, um cabelereiro das estrelas que namorou Barbra Streisand e tornou-se produtor de cinema.

O diretor convidou outros nomes para o elenco que são filhos ou parentes de celebridades como Sasha Spilberg, filha do diretor famoso; George DiCaprio, irmão de Leonardo, produtor e ator; Este Haim e Danielle Haim, que tem uma banda com Alana, irmã delas; Ray Nicholson, filho de Jack, sem esquecer os pais da vida real de Alana e irmãs.

Geralmente, os filmes de Paul Thomas Anderson são intensos e trágicos, explorando o lado difícil da natureza humana e aprofundando taras e vícios, como em "Boogie Nights"1997, "Magnolia"1999, "The Master"2012 e "Phantom Thread" 2017. Valeram a ele 25 indicações ao Oscar e 3 estatuetas. Em "Licorice Pizza", foram três indicações para o Oscar, inclusive a de melhor filme, e o tema é muito diferente dos outros filmes dele.

Mas não pensem que é um filme bobinho e raso. Nada disso. O diretor surpreende com a dupla que finge não amar o outro mas que finalmente, encara a verdade e entregam-se os corações.

Um filme feliz e ao mesmo tempo nostálgico.

(O trailer legendado está no meu blog: www.eleonorarosset.com.br )