Imagem: FPF
Após sete anos, Portuguesa está de volta à elite do futebol paulista

Após sete anos, Portuguesa está de volta à elite do futebol paulista

Um dos mais tradicionais times da cidade está de volta à divisão de elite do futebol paulista. É a Portuguesa de Desportos, que, diante de um público recorde de quase 13 mil pessoas no Canindé, empatou com o Rio Claro por 1x1, na tarde deste sábado, dia 9, na capital. Com esse resultado, a Lusa se garantiu na decisão da Série A2 do Paulistão, e assim, também a vaga na primeira divisão em 2023.

O clube do Canindé estava afastado havia sete anos da divisão principal do futebol, e agora voltará a se confrontar com Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos, entre outros grandes times do estado. Equipe que no passado revelou grandes jogadores como Enéas, Dener, Djalma Santos, Julinho Botelho, Felix, Leivinha, Marinho Peres, Roberto Dinamite, Capitão, Zé Roberto e Badeco, a Lusa conquistou os títulos da Série A1 em 1935, 1936 e 1973.

O título de 1973 foi dividido com o Santos, em uma decisão inédita e polêmica causada pelo juiz Armando Marques, que se atrapalhou na contagem dos pênaltis. Além dos títulos paulistas, a Portuguesa também conquistou a Série B do Campeonato Brasileiro de 2011.

Em outro confronto para decidir a segunda vaga da final, o São Bento empatou por 1x1 com o Oeste e decidiu a sorte a seu favor na disputa de pênaltis (3x2). Assim, Portuguesa x São Bento farão a aguardada batalha pelo título da Série A2 do Campeonato Paulista, com ambos os times já garantidos para a elite do futebol paulista, em 2023.