Pink Floyd lança 'Hey Hey Rise Up', com o ucraniano Andriy Khlyvnyuk

A banda Pink Floyd, um dos ícones do rock progressivo dos anos de 1970, lançou uma nova música após quase três décadas de apresentações pontuais mas sempre tocando apenas seus grandes sucessos. David Gilmor e Nick Mason, dois remanescentes das primeiras formações do Pink Floyd, fizeram a canção "Hey Hey Rise Up", que está sendo apresentada ao mundo com vocais do cantor ucraniano Andriy Khlyvnyuk, da banda BoomBox.

O vídeo da música foi lançado no YouTube na sexta-feira, dia 8, e a banda disse que os lucros serão destinados aos esforços humanitários na Ucrânia. Na faixa, Khlyvnyuk aparece cantando uma canção patriótica ucraniana tirada de um vídeo que ele gravou em frente à Catedral de Santa Sofia, em Kiev, e postou em suas redes sociais.


Após a invasão russa, Khlyvnyuk interrompeu uma viagem com a banda aos Estados Unidos para retornar à Ucrânia e se juntar a uma unidade de defesa territorial. Gilmour, que já havia tocado com o BoomBox em uma apresentação em Londres, em 2015, disse que conversou com Khlyvnyuk quando o cantor se recuperava em um hospital de um ferimento de morteiro.

O Pink Floyd, que é cultuado até hoje sobretudo pelos jovens que eram adolescentes nos anos de 1960 e 1970, formou-se em Londres em meados da década de 1960, quando o Reino Unido vivia a efervescência do rock com Beatles e Rolling Stones. Já nos anos 70, lançou suas obras-primas, "The Dark Side of the Moon" e "Wish You Were Here".

Outro dos conhecidos membros da banda, Roger Waters, deixou a formação original em 1985 e seguiu carreira-solo; os músicos que ficaram gravaram juntos pela última vez o álbum The Division Bell, de 1994.