Imagem: Divulgação
Exposição de Cândido Portinari começa neste sábado, no MIS Experience

Exposição de Cândido Portinari começa neste sábado, no MIS Experience



O MIS Experience, braço do Museu da Imagem e do Som (MIS) voltado para experiências imersivas, inaugura neste sábado, dia 5, a mostra "Portinari para Todos". É uma homenagem ao pintor Cândido Portinari, que nasceu em Brodosqui em 1903 e morreu prematuramente em 1962, no Rio de Janeiro, devido a complicações por contaminação pelas tintas que usava.



Conhecido como um dos expoentes do Muralismo, Portinari tem entre suas pinturas mais famosas O Mestiço (1934) e a série Retirantes (1944-1945), além do mural Guerra e Paz (1956), inaugurado nesse mesmo ano na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) e para o qual foi convidado mas não pode comparecer, devido ao veto do governo norte-americano que o acusava de ter atividades ligadas ao Partido Comunista Brasileiro.



A exposição do MIS exibe a obra do artista a partir de videomapping, técnica de projeção de imagens em superfícies irregulares. A matéria prima é formada por fotografias e vídeos de mais de 150 trabalhos do pintor, como um autorretrato, datado de 1954, e as telas Chorinho (1942) e Retrato de Maria (1932).

 

O público também poderá "entrar", de maneira virtual, em lugares onde Portinari tem obras instaladas, como a sede da ONU, em Nova York, onde está o mural Guerra e Paz (1954); e a Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte, em cujo altar fica o painel São Francisco se Despojando das Vestes (1945).

A visita virtual se dará em uma "cidade" produzida com maquetes de objetos de até dois metros de altura. A curadoria é assinada por Marcello Dantas, nome do eixo artístico Rio-São Paulo com ampla experiência na articulação entre arte e tecnologia, que teve a seu dispor os 2.000 metros quadrados do galpão principal do museu.



MIS Experience: rua Vladimir Herzog, 75, Água Branca (SP), tel. 3613-2044. De terça a sexta e domingo, das 10h às 17h. Aos sábados e feriados, das 10h às 18h. Ingressos: R$ 30,00 (quarta a sexta); R$ 45,00 (sábado, domingo e feriados). Grátis às terças. Cliente Bradesco tem 50% de desconto na compra do ingresso com os cartões Bradesco pessoa física. Até 10/7. Mais informações no site: www.portinariparatodos.com.br.