Semana de Arte Moderna de SP comemora 100 anos

Hoje, dia 13 de fevereiro de 2022, comemora-se o aniversário de 100 anos da Semana de Arte Moderna, realizada, na prática, durante três dias no ano de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. Era um momento especial para o Brasil e para o mundo, que assistia o fim da Primeira Grande Guerra Mundial, com uma grande renovação social e cultural vinda da Europa. Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Cândido Portinari, Villa-Lobos, Tarsila do Amaral, eram alguns dos escritores, pintores, músicos, que bebiam da fonte europeia e adaptavam as ideias à cultura e ao folclore brasileiro, algo que eles consideravam fundamental.



Entre outras manifestações que acontecem na capital paulista, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura de São Paulo, colocou em ação, desde o ano passado, um projeto intitulado "Modernismo Hoje", que tem na Agenda Tarsila, em homenagem à pintora Tarsila do Amaral, um braço fundamental da iniciativa, concebida pela pasta para celebrar o legado da Semana de Arte Moderna de 1922.

A iniciativa é um guia especial e único sobre a temática. Além de acompanhar a programação, o público poderá conferir a história do movimento modernista, curiosidades, galerias de fotos, entrevistas exclusivas com familiares, artistas contemporâneos e pesquisadores dos principais personagens que lançaram tendência no Movimento Modernista, como Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta de Tarsila do Amaral.

O projeto também disponibiliza conteúdo nas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook, TikTok e Youtube) com diversas novidades envolvendo o centenário. Toda a gestão e produção da Agenda Tarsila é realizada pela Organização Social Amigos da Arte. 

Mais informações podem ser obtidas no site: www.agendatarsila.com.br.