"Um Crime de Mestre"- "Fracture", Estados Unidos, 2007 Direção: Gregory Hoblit, Netflix |
Um Crime de Mestre, suspense e esperteza, por Eleonora Rosset

Um Crime de Mestre, suspense e esperteza, por Eleonora Rosset

Enquanto uma mão de homem acaricia um corpo de mulher, outra mão masculina coloca uma bola prateada numa engrenagem daquelas em que a ação de um objeto, no caso a bola percorrendo um trilho, faz outra entrar em ação e assim por diante, até todo o mecanismo funcionar sozinho.

Todo o filme se encaixa nessas primeiras imagens mas vamos ter que pensar um bocado para entender o que está na mente de Ted Crawford (Anthony Hopkins), engenheiro especialista em detectar microscópicas fraturas nos sistemas aeronáuticos. Ele é capaz de descobrir uma rachadura da espessura de um fio de cabelo numa casca de ovo. Aprendeu a separar ovos bons dos ruins quando era criança, trabalhando com o pai.

Crawford gosta de inventar complicações. Dessa vez vai colocar o jovem promotor Willy Beachun (Ryan Gosling) frente a frente com um enigma aparentemente sem solução.

Sim, o casal do início do filme, que ele espiona na piscina do motel, tem a ver com ele, Ted Crawford. A mulher, que ele diz amar, não vai ser perdoada pela traição. Vai levar um tiro no rosto da arma que está nas mãos do marido.

Ele mesmo chama a polícia e vem até a casa, um policial, o que estava na piscina. É o amante da mulher dele.

"- Sua mulher está bem?" pergunta.

"- Acho que não. Atirei na cabeça dela."

Os dois se atracam e rolam no chão. Chegam os bombeiros e mais policiais.

Uma ambulância leva a mulher de Crawford para o hospital. Detectaram pulso. Está viva. Mas em coma.

Esse é só o começo. Vamos assistir a uma disputa de gato e rato, na qual cada movimento gera o próximo, numa cadeia de ações.

Dois grandes egos se batem na arena da imaginação e conhecimento. O suspense é gerado pelos personagens nessa engrenagem complicada.

Mas nem o projeto amoroso com uma bela Rosamund Pike vai distrair o jovem promotor desse duelo de inteligências e esperteza.

"Um Crime de Mestre" tem atores talentosos num duelo de mentes. Quem gosta de suspense e filmes de tribunal vai adorar.

Um excelente entretenimento.

( O trailer está no meu blog www.eleonorarosset.com.br )

Ir para IPO News