Imagem: Divulgação
Oracle confirma que comprará Cerner por US$ 28,3 bilhões

Oracle confirma que comprará Cerner por US$ 28,3 bilhões

A fabricante de software empresarial Oracle disse nesta segunda-feira que comprará a Cerner, uma fornecedora de plataformas de gestão de saúde, por 28,3 bilhões de dólares, em um grande passo para fortalecer sua presença no segmento.

Os acionistas da Cerner receberão 95 dólares em dinheiro para cada ação que possuem, o que representa um prêmio de 5,8% sobre o preço de fechamento dos papéis da empresa na sexta-feira, quando subiram 12,93%. As ações da Oracle caem 4,00% no pregão da Nyse hoje, depois de terem fechado na última sexta com queda de 6,4%.

O negócio, que será o maior da Oracle após a aquisição da PeopleSoft em 2004, ajudará a empresa a reforçar os serviços que oferece aos clientes de saúde, incluindo seguradoras.

A Cerner, a maior vendedora de software para registro eletrônico de dados de saúde nos Estados Unidos depois da Epic Systems, dará à Oracle acesso a dados que podem ser usados para treinar e melhorar serviços em nuvem baseados em inteligência artificial.

Em termos estratégicos, a aquisição da Cerner atende a Oracle na busca por aumentar seus negócios de computação em nuvem na área da saúde. A empresa, fundada em 1977 na Califórnia por Larry Ellison, que se tornou mundialmente conhecida por seu trabalho com banco de dados relacional, tem várias iniciativas e negócios de saúde, incluindo tecnologias para pagadores, hospitais e sistemas de saúde.

Hoje sediada em Austin, Texas, a Oracle lançou, há dois anos, um serviço de coleta de dados clínicos em nuvem que reúne dados de saúde de sensores, aplicativos de pacientes, EHR (gestão de pacientes) e laboratórios para apoiar o desenvolvimento de terapias.