Miguel de Oliveira | Imagem: Divulgação
Morre Miguel de Oliveira, ex-campeão mundial de boxe

Morre Miguel de Oliveira, ex-campeão mundial de boxe

Campeão mundial dos médios-ligeiros em 1975, pelo Conselho Mundial de Boxe (CMB), o ex-boxeador brasileiro Miguel de Oliveira morreu nesta sexta-feira, em São Paulo, em decorrência de um câncer no pâncreas, doença que foi diagnosticada há três meses.

Aos 74 anos, Miguel, que nasceu em São Manuel, interior paulista, trabalhava como técnico de boxe, profissão que abraçou tão logo deixou os ringues, aos 28 anos. Ele não abandonou as lutas por alguma lesão mais séria; dizia, à época, que já não tinha mais a mesma motivação. Tentou ainda retomar a carreira aos 33 anos, sem o mesmo sucesso. Seu histórico título foi alcançado em disputa realizada em Mônaco contra o espanhol Jose Manuel Duran Perez, a quem derrotou por decisão unânime dos jurados, após 15 assaltos.

Sua carreira somou 46 vitórias, sendo 28 por nocaute, cinco derrotas e um empate. Como treinador, ele atuou em uma das principais academias de São Paulo por mais de três décadas. E cuidou também do preparo do peso pesado Adilson Maguila Rodrigues entre os anos de 1986 e 1988, período em que o famoso Maguila obteve algumas de suas principais vitórias, como sobre o argentino Daniel Falconi e o holandês Andre Van Den Oetelar.