Imagem: Divulgação
Comerc é vendida às vésperas de seu IPO

Comerc é vendida às vésperas de seu IPO

A Comerc, holding que reúne negócios da área de energia, foi comprada nesta sexta-feira, dia 8/10, pela Vibra (ex-BR Distribuidora), segundo notícia divulgada com exclusividade pela coluna Pipeline do jornal Valor. A aquisição surpreendeu o mercado, uma vez que a empresa vendida estava às vésperas de realizar sua oferta pública inicial de ações na B3.

De acordo com o Valor, o movimento surpreendeu inclusive os bancos coordenadores do IPO: Itaú (líder), BTG Pactual, Credit Suisse, XP e Citi. A oferta movimentaria em torno de R$ 1,5 bilhão, caso alcançasse o ponto médio da faixa indicativa, de R$ 17,72, segundo dado disponível na Central de IPOs do site Money Times.

O ousado negócio foi interpretado como mais uma tacada do CEO da Comerc, Wilson Ferreira Jr., que já vinha reinventando sua empresa, inclusive com mudança de nome, de olho no mercado de energia. Fundada em 2001, a Comerc atua na comercialização, gestão de energia para consumidores livres, geradores e pequenas distribuidoras, soluções de eficiência energética, baterias e plataformas de informação e tecnologia.

A Vibra, por sua vez, também vem acelerando forte. Em agosto, anunciou uma joint venture com a Copersucar para posicionar a antiga BR Distribuidora no mercado de energias renováveis. O foco, nesse caso, era o de avançar em área que está sendo desenvolvida pela Raízen, que há pouco tempo também fez o seu IPO na B3.