A rede de academias Bluefit desistiu de fazer a sua oferta pública inicial de ações que estava marcada para hoje, na B3. Mesmo com o novo preço de R$ 9,20 - corte de 25% no valor médio inicialmente proposto -, não houve interesse do mercado que garantisse a demanda necessária para a operação.
A desistência é válida para o lançamento que aconteceria hoje. A rede poderá voltar ao mercado com uma oferta com esforços restritos, ou seja, direcionada a investidores qualificados.
A intenção da Bluefit era arrecadar cerca de R$ 300 milhões, com a nova precificação anunciada na sexta-feira (antes era R$ 450 milhões). Os recursos seriam utilizados para abrir novas filiais e franquias em todo o Brasil, na esteira da concorrente Smartfit, que realizou seu IPO em julho último.
A Bluefit anunciou sua intenção de se lançar ao mercado logo após o bem-sucedido IPO da concorrente direta. Mas, na realidade, o consumo ainda está retornando no período pós-pandemia. Para academias, clubes, restaurantes, shoppings, talvez ainda não na intensidade esperada por todo esse conjunto de comércio e serviços.
O IPO da Smarfit obteve valorização de 34,78% no primeiro pregão, alcançando R$ 31,00 o papel. Hoje, porém, a ação da rede de academias vale R$ 25,47, um pouco acima do preço fixado no lançamento, que foi de R$ 23,00.