Alex Salgado, assumo o posto de COO da Vivo. Ele vai se reportar a Christian Gebara, enquanto todos os executivos vão se reportar a Salgado | Imagem: (Foto: Divulgação).
Vivo reestrutura vice-presidências e cria cargo de COO. Alex Salgado assume.

Vivo reestrutura vice-presidências e cria cargo de COO. Alex Salgado assume.

RAFAEL BUCCO


Nova estrutura da Vivo centraliza áreas operacionais sob liderança de Salgado e amplia representatividade de lideranças internas

A Vivo anunciou nesta quarta-feira, 30 de abril, uma reestruturação em sua governança executiva com a criação do cargo de Chief Operating Officer (COO), que será assumido por Alex Salgado, e a promoção de cinco executivos a vice-presidentes. As mudanças visam integrar áreas estratégicas e aumentar a eficiência operacional da companhia, que conta com mais de 116 milhões de acessos no Brasil.

Salgado era, até então, Chief Revenue Officer (CRO). Ele passa a se reportar diretamente ao CEO Christian Gebara e terá sob sua responsabilidade a integração entre negócios, tecnologia e operações, com foco em resultados. Sob sua liderança ficam as novas vice-presidências de B2C, B2B, Inovação e Novos Negócios, Experiência do Cliente, Engenharia e Serviços ao Cliente, e Tecnologia da Informação.

Para Christian Gebara, presidente da Vivo, "as mudanças no Comitê Executivo reforçam nossa capacidade de tomada de decisão, promovem maior integração entre áreas estratégicas e aumentam a eficiência operacional, tudo com foco em gerar valor de forma mais rápida e consistente para nossos clientes, colaboradores, parceiros e acionistas".

As promoções seguem a estratégia de valorizar talentos internos com trajetória consolidada na empresa e no setor de telecomunicações, segundo a operadora. Veja quem são os executivos promovidos:

Alex Salgado - novo Chief Operating Officer (COO) da Vivo

Ingressou na Vivo em 2017, após passagens por MetroRED, Intelig e TIM. Foi Vice-Presidente de Negócios B2B e Atacado, e liderava até abril a Vice-Presidência de Negócios da empresa. É formado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Mauá de Tecnologia e em Administração pelo IBMEC, com mestrados em finanças, marketing global e inovação pela Universidade da Califórnia e Stanford.

Todos os promovidos abaixo vão se reportar a Salgado:

Dante Compagno - Vice-Presidente B2C

Atuava como Diretor Executivo de Negócios B2C da Vivo. Comanda as frentes de marketing, produto, canais, CRM e dados no segmento de consumidores finais. Tem mais de 20 anos de experiência em serviços, com passagens por Editora Abril, TVA, Telefônica Brasil e GVT. É graduado em Engenharia e cursou Economia pela USP.

Débora Bortolasi - Vice-Presidente B2B

Engenheira eletricista formada pela PUC-SP, com especialização em redes pelo IPT. Com três décadas de experiência em tecnologia, atua na Vivo desde 2017, liderando marketing, produto e planejamento no segmento corporativo. Agora passa a comandar toda a operação B2B.

Rodrigo Gruner - Vice-Presidente de Inovação e Novos Negócios

Dirigia as áreas de inovação, eletrônicos e novos negócios. Na nova função, assume também a Diretoria Vivo Fintech. Atua com saúde, casa inteligente e bem-estar, além de liderar a interface com a Wayra e o comitê de investimentos da Vivo Ventures. É formado pela UFRGS e pós-graduado pela FGV.

Carla Beltrão - Vice-Presidente de Experiência do Cliente

Está na Vivo há 15 anos, liderando áreas como Terra Brasil e experiência digital. Graduada em Publicidade, com pós-graduação em Administração (FAAP) e MBA em Marketing de Serviços (FIA-USP), acumula passagens por Credicard e Itaú.

Outras áreas operacionais

Além dessas mudanças, outras vice-presidências passam a se reportar diretamente ao COO: Denise Inaba, na área de Tecnologia da Informação, e Juan Claros, em Engenharia e Serviços ao Cliente.

Outros ajustes na estrutura incluem a ampliação da vice-presidência de Ricardo Hobbs, que passa a abranger estratégia, regulação, segurança e cibersegurança. Hobbs segue respondendo ao CEO.

Também foi promovida Marina Daineze, que se torna Vice-Presidente de Comunicação e Sustentabilidade. A executiva liderará as áreas de marca, comunicação institucional, Fundação Telefônica Vivo e iniciativas ESG.

Completam o Comitê Executivo da Vivo o CFO David Melcon; Fernando Luciano, VP de Pessoas; e Breno Oliveira, VP Jurídico, que amplia seu escopo com as relações institucionais da empresa.

Vão deixar a Vivo os executivos Renato Gasparetto, então responsável pela comunicação, sustentabilidade e Fundação Telefônica; e Camilla Tápias, então VP regulatório da companhia. A transição de ambos vem sendo planejada há meses, e eles ainda devem permanecer mais algumas semanas nos postos para finalizar a passagem do bastão.

tele.síntese
https://telesintese.com.br/vivo-cria-cargo-de-coo-e-integra-areas-de-negocios-e-tecnologia/