Pátio Ferroviário de Campinas | Imagem: Divulgação Prefeitura
Campinas avalia transporte por trilhos até Viracopos

Campinas avalia transporte por trilhos até Viracopos

A Prefeitura de Campinas (SP) autorizou que duas empresas e um consórcio iniciem estudos para implantação de uma ligação urbana entre o Pátio Ferroviário de Campinas e o Aeroporto Internacional de Viracopos. Trata-se de uma linha de 18 quilômetros por aeromóvel, um monotrilho suspenso parecido com o que está sendo implantado na Linha 17-Ouro do metrô paulistano.

As empresas selecionadas para esse estudo são a BYD do Brasil, o Instituto para o Desenvolvimento dos Sistemas de Transporte (Idestra) e o consórcio formado por TS Infraestrutura e Engenharia, Aerom Sistemas de Transporte, FBS Construção Civil e Pavimentação S e a Jofege Pavimentação e Construção. Os grupos terão 90 dias para apresentar os projetos, sendo que uma comissão da Prefeitura vai avaliar o melhor deles e a forma como poderá ser implantado.

Além de beneficiar toda a região metropolitana do município, a ligação urbana vai promover a conexão com o Trem Intercidades São Paulo-Campinas, este um projeto do Governo do Estado de São Paulo que é mais amplo, pois inclui também a ligação da capital com o litoral santista. Justamente por sua extensão e modelagem (concessão ou parceria público-privada), a iniciativa envolve não apenas o Governo Estadual como também o Ministério dos Transportes, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Metrô e CPTM.