Steve Jobs | Imagem: Reprodução
Steve Jobs deu apelido maldoso ao Facebook

Steve Jobs deu apelido maldoso ao Facebook

O Estado de S. Paulo

Muito antes que Mark Zuckerberg e Tim Cook entrassem em rota de colisão sobre o destino da privacidade na internet, Steve Jobs, fundador da Apple, já tratava com desdém seus concorrentes no Vale do Silício. O Facebook não foi exceção.

Em 2011, Jobs teria chamado a rede social de Zuckerberg, então com menos de 900 milhões de usuários (ante os 2,5 bilhões de hoje) de "Fezesbook" (no inglês, Fecebook). A palavra foi encontrada em um e-mail que está sendo utilizado na batalha legal entre a Apple e a Epic Games, conforme revelado pelo canal americano CNBC. A crítica de Jobs aconteceu pelo fato de o Facebook não haver lançado um aplicativo dedicado para o ipad até então - a rede social não comentou o assunto.

Esses e-mails vêm à tona enquanto a Apple é julgada nos EUA por suposto abuso de poder. Desde segunda, a empresa enfrenta o estúdio Epic Games na Justiça americana para defender seu caso diante das autoridades. A Epic exige que a Apple abandone a cobrança de 30% sobre o que desenvolvedores ganham dentro de apps.

O Estado de S. Paulo