Na pesquisa anterior, divulgada no início de setembro, Tarcísio aparecia com 42% das intenções de voto, contra 27% de Haddad
Por Juliana Domingos de Lima - São Paulo
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem 44% das intenções de voto na disputa pela reeleição ao governo de São Paulo, contra 27% do ex-ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT), em uma nova pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (23).
O levantamento anterior, divulgado em 08 de setembro, mostrava Tarcísio com 42 pontos, e Haddad com 27. Com o novo resultado, a vantagem do governador sobre o petista passou de 15 para 17 pontos percentuais.
O crescimento numérico de Tarcísio está dentro da margem de erro da pesquisa, de cerca de 2 pontos percentuais máximos previstos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que significa o quanto que se espera que a amostra utilizada represente de fato a população.
Na sequência aparecem Carlos Machado (PCB); Izadora Dias (PCO); Vera Lúcia (PSTU); e Policial Edjane (Agir), que se mantiveram com 1%. Vivian Mendes (UP) não pontuou. Brancos, nulos e eleitores que afirmam não votar somam 14% (eram 135), enquanto 11% ainda estão indecisos (eram 14%).
A escolha do candidato é definitiva para 72% dos eleitores ouvidos (eram 69% em 8 de setembro), enquanto 28% dizem que ainda podem mudar o voto até as eleições (eram 31% anteriormente).
A pesquisa eleitoral foi contratada pela TV Globo. O trabalho de campo foi realizado entre 19 e 22 de setembro, ouvindo 1.800 eleitores de 16 anos ou mais no estado de São Paulo. Foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código SP-00959/2026.
Divulgada a duas semanas do primeiro turno das eleições de 2026, em 4 de outubro, a nova rodada da Quaest incluiu sete candidatos na apuração estimulada do primeiro turno para o governo estadual, e perguntou ainda sobre a intenção de voto espontânea para governador, se os participantes conhecem e votariam ou rejeitam cada concorrente e se a escolha informada é definitiva ou ainda pode mudar. Intenções de voto para presidente e senador também foram medidas pela pesquisa.
O Globo
https://oglobo.globo.com/politica/eleicoes-2026/noticia/2026/09/23/quaest-tarcisio-tem-44percent-e-haddad-27percent-na-disputa-para-o-governo-de-sao-paulo.ghtml





