Paula Gama
A estreia da Audi na Fórmula 1 ainda vai demorar alguns meses, mas o carro que o brasileiro Gabriel Bortoleto vai pilotar em 2026 já está pronto para contar parte dessa história.
Apresentado no Brand Experience Center, em Munique, o Audi R26 Concept antecipa o visual do primeiro monoposto da marca e traduz, com clareza quase didática, o que a empresa quer comunicar ao mundo: a nova Audi começa nas ruas, mas culmina nas pistas. A convite da Audi, a reportagem do UOL Carros foi até a Alemanha para conhecer a novidade de perto e ao vivo.
"Ao entrar no auge do automobilismo, a Audi está fazendo uma declaração clara e ambiciosa", afirma o CEO da Audi, Gernot Döllner. "É o próximo capítulo na renovação da empresa. A Fórmula 1 será um catalisador para a mudança em direção a uma Audi mais enxuta, mais rápida e inovadora", promete o executivo.
Segundo Döllner, a Audi está entrando na principal categoria do automobilismo com um plano ambicioso, mas realista.
"Não estamos entrando na Fórmula 1 apenas para estar lá. Queremos vencer. Ao mesmo tempo, sabemos que a mudança para a categoria é um grande passo e que precisamos fazer as coisas da maneira certa."

Audi R26 Concept foi revelado hoje em Munique, na Alemanha Imagem: Paula Gama/UOL
"Até 2030, queremos lutar pelo título do Campeonato Mundial", completa.
F1 inspirado em perua com 10 unidades no Brasil

Audi RS6 Avant GT teve apenas dez exemplares vendidos no Brasil ao preço de cerca de R$ 2 milhões Imagem: Divulgação
O O R26 Concept traz superfícies limpas, cortes geométricos e cores que lembram os novos carros de rua, em especial o RS6 Avant GT, que traz os mesmos tons de titânio, preto de carbono e o recém-lançado vermelho Audi.
Como parte dessa identidade, a Audi também exibirá argolas vermelhas, usadas seletivamente para destacar sua presença na Fórmula 1. Esse modelo de rua teve apenas dez exemplares comercializados no Brasil, ao preço unitário de aproximadamente R$ 2 milhões.

Audi R26 Concept Imagem: Divulgação
Enquanto o R26 Concept aponta para o futuro das corridas, o RS6 Avant GT simboliza o auge da atual era a combustão. Produzido artesanalmente, com 630 cv, suspensão coilover ajustável e capô em fibra de carbono, o modelo é o mais potente RS6 já feito.
As cores não são coincidência: são o elo entre o design das ruas e o das pistas. E o fato de o Brasil ter recebido apenas 10 das 660 unidades reflete a exclusividade que a Audi quer manter mesmo em um momento de transição.
Audi e Sauber

Gabriel Bortoleto durante prova de sprint no GP do Brasil de 2025, a bordo do seu Sauber Imagem: Miguel Schincarilo/AFP
Para entrar na Fórmula 1, a Audi adquiriu a Equipe Sauber, que é baseada na Suíça, em sua totalidade no início deste ano, criando assim as condições para trazer o fundo soberano do Catar a bordo como investidor.
À frente do Projeto Audi F1 estão Mattia Binotto (ex-Ferrari) e Jonathan Wheatley (ex-Red Bull), que se reportam diretamente ao CEO Gernot Döllner.
Em termos de pilotos, a empresa está contando com uma combinação de experiência e energia jovem, com o alemão veterano Nico Hülkenberg e o brasileiro Gabriel Bortoleto - que em 2025 estreou na principal categoria do automobilismo.

Audi R26 Concept Imagem: Divulgação
Desde o primeiro carro de Grand Prix com motor central até a tração integral quattro nas provas de rali, passando pelos motores a diesel, híbridos e elétricos em Le Mans, na Fórmula E e no Rally Dakar, a Audi tem longo histórico nas provas a motor. O envolvimento na F1 pretende dar continuidade a isso.

Audi R26 Concept Imagem: Divulgação
Os curtos ciclos de desenvolvimento e as decisões rápidas devem servir de modelo para toda a empresa, enquanto a Audi se mantém próxima dos avanços em tecnologia e materiais.
Graças à concorrência acirrada, a F1 atua como impulsionadora de tecnologia para a mobilidade elétrica e para os combustíveis sintéticos, uma das novidades da próxima temporada, duas áreas que também são altamente relevantes para os modelos de produção.
Chance de virada

Nova geração do SUV Q5 é um dos vários lançamentos da Audi no Brasil durante os últimos meses Imagem: Divulgação
O momento da Audi no Brasil não é dos melhores. Enquanto todo o mercado de automóveis cresceu em média 3%, a companhia alemã apresentou uma queda de quase 13% nas vendas no acumulado de janeiro a setembro.
A redução nas vendas dos modelos elétricos e o fim de ciclo de gerações de campeões de venda como Q3 e Q5 explicam a fase.
No entanto, tudo parece ser favorável para os próximos meses, com a chegada da nova geração do Q3, em março, e a estreia do novo Q5, que acaba de chegar às concessionárias.
Uol
https://www.uol.com.br/carros/colunas/paula-gama/2025/11/12/audi-revela-carro-de-bortoleto-na-f1-com-pitadas-de-perua-de-r-2-milhoes.htm





