'Seria giro' mas Trump diz que não se vai candidatar a vice-presidente em 2028 (num plano que prevê a renúncia do presidente eleito nesse ano)

'Seria giro' mas Trump diz que não se vai candidatar a vice-presidente em 2028 (num plano que prevê a renúncia do presidente eleito nesse ano)

CNN Portugal , MJC

Ninguém pode ser eleito três vezes para a presidência dos EUA, de acordo com a 22ª Emenda da Constituição. Steve Bannon diz que há um plano para contornar isso e foi levantada a hipótese de esse plano envolver uma candidatura de Trump a vice. O presidente dos EUA abordou o tema e aproveitou para nomear dois eventuais sucessores: "Não sei se alguém se candidataria contra esses dois"
Donald Trump "adoraria" candidatar-se a um terceiro mandato na Casa Branca, embora saiba que a lei não o permite. Vai fazê-lo? Ainda não decidiu.

"Adoraria fazê-lo - tenho os melhores números de sempre", disse o presidente norte-americano aos jornalistas a bordo do Air Force One, quando questionado sobre as afirmações de Bannon. No entanto, acrescentou que "ainda não pensou realmente" sobre uma nova candidatura.

"Temos pessoas muito boas", disse Trump, de acordo com o Politico. Quando pressionado a citar nomes, Trump fez um gesto para o secretário de Estado Marco Rubio, que estava com ele no avião. "Temos pessoas excelentes - não preciso de falar disso. Uma delas está aqui mesmo." Depois, elogiou o vice-presidente, JD Vance. "Obviamente, JD é ótimo. O vice-presidente é ótimo", disse Trump. "Não sei se alguém se candidataria contra esses dois."

"Não estou a excluir essa possibilidade? Terá de me dizer", retorquiu Trump quando pressionado sobre o assunto. "Tudo o que posso dizer é que temos um grande, um grande grupo de pessoas, o que eles não têm", acrescentou, referindo-se ao Partido Democrata.

Questionado sobre se estaria disposto a lutar em tribunal pela legalidade de outra candidatura presidencial, Trump respondeu: "Ainda não pensei nisso".

Ninguém pode ser eleito três vezes para a presidência dos EUA, de acordo com a 22ª Emenda da Constituição. Por isso, alguns apoiantes de Trump sugeriram que uma forma de contornar esta proibição seria Trump candidatar-se a vice-presidente, enquanto outro candidato concorria a presidente e renunciava, deixando Trump assumir novamente a presidência. Os opositores de Donald Trump já contestaram a legalidade desta proposta.

Nesta conversa com os jornalistas, Trump descartou a hipótese de concorrer à vice-presidência nas eleições de 2028 nos EUA. "Eu poderia fazer isso, mas não vou fazê-lo", disse Trump numa conversa com os jornalistas a bordo do Air Force One, de acordo com a Reuters. "Seria giro, mas acho que as pessoas não iriam gostar. Não é - não seria correto."

Quem abordou mais recentemente a hipótese de haver "um plano" para um terceiro mandato foi Stephen Bannon, que foi estratega-chefe da Casa Branca durante alguns meses no primeiro mandato de Donald Trump e que em 2019 foi condenado por fraude.

Numa grande entrevista à revista The Economist, este fim de semana, Steve Bannon afirmou que Donald Trump precisa - e vai conseguir - um terceiro mandato presidencial nas próximas eleições à Casa Branca, sugerindo que existe "um plano" para garantir que isso aconteça, plano esse que está já a ser desenvolvido por uma equipa que o próprio integra.

"Trump vai ser presidente em 2028 e as pessoas devem simplesmente acostumar-se a isso", disse. "Na altura apropriada, iremos anunciar qual é o plano", diz Steve Bannon na mesma entrevista, sem entrar em detalhes. "Mas há um plano", adianta, até porque Trump é um "instrumento da vontade divina".

CNN Portugal
https://cnnportugal.iol.pt/donald-trump/terceiro-mandato/seria-giro-mas-trump-diz-que-nao-se-vai-candidatar-a-vice-presidente-em-2028-e-ainda-nao-pensou-se-quer-ir-contra-a-lei-dos-dois-mandatos/20251027/68ff67e6d34ee0c2fed1b7a8