Por Lauro Jardim
Desde maio, quando a J&F fechou um acordo bilionário para cessar a disputa judicial que travava com a gigante indonésia Paper Excellence pelo controle da Eldorado Celulose, o mercado foi tomado por um insistente comentário: o fechamento do pacto incluiu negociações que passaram pelo governo da Indonésia e pela abertura de uma primeira unidade da JBS naquele país.
Procurada, a J&F nega que se instalar na Indonésia esteja nos seus planos.
Beleza. Desde a semana passada, no entanto, observações neste sentido voltaram a circular.
Motivo: dias atrás, em sua conta no Instagram, Joesley Batista gravou um vídeo na Indonésia. Não estava numa praia em Bali relaxando num mar de águas transparentes sob o céu azul. Nada disso: Joesley mostrou aos seus seguidores um projeto social onde se prepara alimentação gratuita para ser distribuída em escolas. Do nada, aproveitou o seu momento repórter por um dia para elogiar o presidente indonésio, Prabowo Subianto, a quem deu os "parabéns" pelo "momento mágico de prosperidade" do país.
No post, Joesley escreveu:
"Estou na Indonésia e conheci um projeto que já começa a fazer diferença por aqui - inspirado na experiência brasileira de alimentação escolar. Na unidade que visitei, são 3.500 refeições por dia, abastecendo 8 escolas com planejamento, eficiência e propósito. A iniciativa é do novo presidente, Prabowo Subianto, que tem apostado em ações sociais desde que assumiu. E mais do que social, esse projeto é estruturante: gera empregos, movimenta a economia e melhora a educação na ponta. Parabéns Presidente Prabowo! O povo indonésio vive um momento mágico de prosperidade.
O Globo
https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2025/08/joesley-batista-esta-encantado-com-a-indonesia.ghtml