O cantor João Suplicy no lançamento do livro "O lado B de Boni", de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, na Livraria da Tavessa Iguatemi - Ronny Santos/Folhapress |
João Suplicy critica pressões dos EUA e elogia condenação de Bolsonaro pelo STF

João Suplicy critica pressões dos EUA e elogia condenação de Bolsonaro pelo STF

Cantor participou do ato em defesa da democracia no Tuca, em São Paulo


Ele diz que fez questão de comparecer pois "nos últimos tempos vimos como a democracia é frágil"

Mônica Bergamo
Victória Cócolo


O cantor João Suplicy participou nesta segunda-feira (15) do ato em defesa da democracia e da soberania nacional no Tuca, em São Paulo. À coluna, ele diz que fez questão de comparecer ao evento, pois "nos últimos tempos vimos como a democracia é frágil".

"É uma questão de soberania nacional. Não dá para deixar que outro país interfira no Judiciário ou no Legislativo brasileiro", afirmou sobre as pressões que o governo americano tem feito contra o país devido ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aliado do atual presidente americano Donald Trump.

O cantor ainda classificou a condenação do ex-presidente pelo STF (Supremo Tribunal Federal) como "exemplar" e "fundamental".

A solenidade também contou com a presença do pai do cantor, o deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-SP), que teve de participar de forma virtual, já que está em recuperação após fazer uma cirurgia para colocar um marcapasso.

"Às vezes fico mais preocupado com ele arrumar um jeito de vir. Mas, realmente, a recomendação médica era que ele ficasse mais uns dias em casa", disse João.

Artistas, acadêmicos, empresários, sindicalistas e líderes de 13 partidos participaram nesta segunda-feira (15) do ato em São Paulo. O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, as atrizes Denise Fraga, Leona Cavalli e Letícia Sabatella, a ex-jogadora de vôlei e ex-ministra, Ana Moser, o presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, e o neurocientista Miguel Nicolelis, o deputado estadual Emídio de Souza (PT-SP) compareceram.

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) também marcou presença no evento. Perguntado sobre a participação do governo na construção do acordo da Anistia, ele não quis comentar.

Como mostrou a coluna, lideranças do Centrão estão costurando um acordo com o STF para colocar em votação a proposta de urgência para o projeto de anistia e a PEC da blindagem. O governo Lula participa dos diálogos.

DIREITOS JÁ!


O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin (PSB), e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias (PT), discursaram no ato em defesa da democracia e da soberania nacional realizado no teatro Tuca, em São Paulo, na segunda (15). O ex-ministro José Dirceu e o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes estiveram presentes. O evento foi organizado pelo coordenador-geral do Direitos Já! Fórum pela Democracia, Fernando Guimarães. A atriz Marisa Orth, a liderança indígena Chirley Pankará e o músico João Suplicy prestigiaram a noite.

com DIEGO ALEJANDRO, KARINA MATIAS e VICTÓRIA CÓCOLO

Folha de S.Paulo
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2025/09/joao-suplicy-critica-pressoes-dos-eua-e-elogia-condenacao-de-bolsonaro-pelo-stf.shtml