Em sua primeira viagem como presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi veio nesta sexta-feira, dia 29, ao Brasil, onde foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).
"É uma honra visitar o presidente Lula. Um grato intercâmbio sobre a agenda global da região que impacta diretamente no trabalho e na produção. O Brasil e sua economia são muito importantes para o desenvolvimento de nosso país", disse Orsi em sua conta do Instagram.
Para o presidente eleito, "tem sido muito importante da parte de Lula e de sua equipe colaborar e apoiar o Uruguai seja qual for o governo. Isso reconheceu o presidente Lacalle Pou, saber que o governo do Brasil está sempre disposto a colaborar com o Uruguai".
No mesmo dia, Yamandú Orsi foi recebido pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloízio Mercadante, para uma conversa sobre financiamento de novos empreendimentos entre os dois países.
Instagram @lulaoficial
As reuniões aconteceram poucos dias antes de um novo encontro entre Orsi e Lula. Nos próximos dias 5 e 6 de dezembro (quinta e sexta-feira), será realizada em Montevidéu a Cúpula do Mercosul, com presença confirmada do presidente brasileiro.
Acompanhe a seguir um artigo publicado pelo Americas Quartely com o perfil do presidente eleito do Uruguai, publicado no último mês de julho, quando Yamandú Orsi era o candidato da Frente Ampla ao governo do Uruguai.