Foto da cidade sem luz na noite de sexta. | Imagem: Globocop
Chuvas fortes na noite desta sexta-feira causam estragos e morte em São Paulo

Chuvas fortes na noite desta sexta-feira causam estragos e morte em São Paulo

Falta de energia em várias regiões da capital se estende até a manhã deste sábado, com transtornos para moradores e para o comércio

Um forte temporal caiu sobre a capital paulista no início da noite desta sexta-feira, dia 11, causando danos à rede elétrica, destruição em moradias e comércio e a morte de uma pessoa, atingida por uma árvore no bairro de Campo Limpo, zona sul da cidade.

Vários outros bairros também ficaram sem eletricidade, sendo que a energia ainda não foi restabelecida em alguns pontos como Interlagos, Santo Amaro e Saúde, na zona sul; Mooca, na zona leste, Jardim Paulista e Bela Vista, no Centro; e Barra Funda, na zona oeste da capital.



No interior do Estado, duas pessoas foram socorridas em estado grave após a queda de um muro em Cotia, na Grande São Paulo. No município de Bauru, três pessoas morreram em decorrência da queda de um muro.

Questionada pela reportagem do jornal O Globo, a Enel informou que "parte da sua área concessão foi atingida por chuvas e fortes ventos no início da noite". "A concessionária acionou imediatamente o plano de emergência e reforçou suas equipes em campo para reconstruir trechos da rede danificados. Técnicos da companhia seguirão atuando ao longo da noite para normalizar o serviço para os clientes que tiveram o fornecimento impactado".

Apesar das explicações da Enel, as quedas de energia têm sido uma constante na capital paulista, causando sérios transtornos para moradores de várias regiões e especialmente no Centro, onde o comércio se viu às voltas com a falta de luz durante três a quatro semanas, no final do ano passado.

Em depoimentos nas redes sociais, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) candidato à reeleição, garantiu que "as equipes da Prefeitura estão na rua trabalhando, e infelizmente muitos desses serviços também dependem da Enel para serem finalizados".

O deputado federal Guilherme Boulos, candidato da chapa PSOL-PT à Prefeitura, também foi às redes sociais para registrar o que chamou de "caos em São Paulo! Cadê o prefeito?". Boulos contou que seu bairro, o Campo Limpo, estava sem luz, assim como várias outras localidades. "Não é só aqui na zona sul, a gente tem recebido notícias de vários outros bairros, com falta de energia, queda de árvores. Essa é São Paulo depois de uma chuva de menos de uma hora!!"