O longa-metragem "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, será o representante do Brasil como Melhor Filme Internacional no Oscar de 2025. A escolha foi feita nesta segunda-feira, dia 23, pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.
A obra é baseada na biografia do ex-deputado federal Marcelo Rubens Paiva e retrata a história de sua família na década de 1970, durante a vigência do regime militar (1964-1984). Compõem o elenco Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro.
Recentemente, o filme conquistou o prêmio de Melhor Roteiro no 81º Festival Internacional de Cinema de Veneza, roteiro esse escrito por Murilo Hauser e Heitor Lorega a partir do livro homônimo escrito em 2015 por Marcelo Rubens Paiva.
Todos os anos, a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais escolhe um representante para a categoria, não sendo isso uma garantia para que o filme dispute a premiação em Hollywood.
Na escolha deste ano, "Ainda Estou Aqui" concorria com outros cinco títulos brasileiros para ser o representante do cinema nacional no Oscar: "Cidade Campo", de Juliana Rojas; "Levante", de Lillah Halla; "Motel Destino", de Karim Aïnouz; "Saudade Fez Morada Aqui Dentro", de Haroldo Borges, e "Sem Coração", de Nara Normande e Tião.