O conglomerado de luxo assumirá dois hotéis clássicos da ilha, um deles pelo grupo Belmond
Catherine Sabino
Com suas águas cristalinas e praias sublimes, a Costa Esmeralda da Sardenha, uma faixa de 20 quilômetros de litoral ao longo da costa nordeste da ilha, tem sido um destino para a elite mundial há décadas.
Quando o príncipe Karim, líder do consórcio que desenvolveu a área na década de 1960, fez sua primeira inspeção de uma paisagem então árida, ele teria dito: "Há uma multidão de praias de areia fina e ninguém para caminhar nelas." Mas uma vez que o refúgio chique (planejado de forma sustentável e criado por arquitetos de primeira linha da época) abriu para negócios, atraiu uma multidão seleta, incluindo Greta Garbo, Grace Kelly e Gianni Agnelli, que vieram experimentar as praias únicas - ou pelo menos contemplá-las com admiração de seus iates próximos.
Agora, divisões da LVMH, lideradas por Bernard Arnault (homem que frequentemente lidera a lista das pessoas mais ricas do mundo, e cujo iate Symphony foi avistado ao largo das costas da Sardenha), estão assumindo a gestão de duas das propriedades lendárias da ilha: o Romazzino e o Pitrizza. Ambas as iniciativas são colaborações com o Sardegna Resorts, de propriedade da Qatar Investment Authority.
O Romazzino, inaugurado em 1965 e comprado pela LVMH em 2019, reabrirá como uma propriedade Belmond em maio deste ano. A empresa descreve o hotel como uma "ode ao glamour histórico" - pense em um Negroni pronto para contemplar o pôr do sol ou um caffè macchiato para ver o nascer do dia.
A Belmond tem ótimos ativos históricos para trabalhar: uma localização em uma praia privada de areia branca de frente para uma baía com águas deslumbrantes, de tons esmeraldas e safira; piscinas amplas de água doce e marinha; e restaurantes de frente para o mar. Veja fotos do hotel na galeria abaixo.
Projetado um pouco mais de 60 anos atrás por Michele Busier Vici, uma figura proeminente na arquitetura mediterrânea do século 20, o hotel, como outros desenvolvidos pelo grupo Costa Smeralda, foi elogiado por incorporar elementos associados a estruturas tradicionais da Sardenha, como formas curvas, paredes de estuque branco, terraços arqueados, telhados de terracota e pisos de azulejo.
O Romazzino oferecerá uma mistura de suítes e vilas renovadas, muitas com vistas para o mar. Haverá novas ofertas de bem-estar e aventura, junto com oportunidades para se familiarizar com as tradições artesanais únicas da ilha. Uma experiência imperdível é um passeio de barco pelas próximas ilhas Maddalena.
E qualquer pessoa que visite de junho a setembro deve conferir o calendário de corridas do Yacht Club Costa Smeralda, que hospeda uma série de eventos de destaque como a Regata de Superiate Giorgio Armani (4 a 8 de junho); a Maxi Yacht Rolex Cup (8 a 14 de setembro); e a Rolex Swan Cup (9 a 21 de setembro).
O grupo Cheval Blanc da LVMH também renomeará outra propriedade marcante da Costa Smeralda, o Hotel Pitrizza, também da década de 1960. Projetado pelo renomado arquiteto italiano Luigi Vietti, ele abrirá como Cheval Blanc Pitrizza em 2026, embora o resort continue com seu nome atual até então (a temporada de 2024 vai de maio a outubro. Há 49 quartos e suítes e 16 vilas, a maioria com piscinas privativas e excelentes vistas para o mar.
Forbes
https://forbes.com.br/forbeslife/2024/02/como-a-lvmh-te-convencera-a-ir-a-sardenha-este-ano/