Encontro promovido pela emissora norte-americana ABC poderá ser visto no Brasil com transmissão simultânea da CNN e da GloboNews
A candidata democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump se encontram na noite desta terça-feira, dia 10, para o primeiro e muito esperado debate eleitoral no National Constitution Center, na Filadélfia. O evento é promovido pela emissora norte-americana ABC e será transmitido a partir das 22 horas - horário de Brasília.
O debate, por enquanto o único agendado entre os oponentes, está sendo considerado pela imprensa como o grande teste de Kamala Harris, atual vice-presidente dos EUA. Ela vai medir forças com o experiente Donald Trump, que foi presidente entre 2017 e 2021 e que, no primeiro encontro deste ano, em junho, levou ampla vantagem sobre o então candidato à reeleição Joe Biden, visivelmente confuso com suas respostas e com vacilos diante do oponente, que soube explorar as falhas.
Como efeito do encontro de junho, Trump subiu nas pesquisas de intenção de voto, capitalizando o desempenho ruim de Biden e por conta do atual presidente dos Estados Unidos estar perdendo popularidade. Mas, a partir da entrada de Kamala na disputa no lugar de Biden, os ânimos dos democratas se elevaram em todo o país, levando a nova candidata a liderar o primeiro levantamento de votos feito após a formalização de sua candidatura.
O debate desta noite será moderado pelo âncora e editor-chefe do programa da ABC "World News Tonight", David Muir, e pela âncora do "ABC News Live Prime", Linsey Davis, e contará com 90 minutos de duração, com dois intervalos comerciais. No Brasil, os telespectadores poderão acompanhar o encontro pela CNN e também pela GloboNews, que transmitirão com tradução simultânea e participação dos analistas políticos das duas emissoras.