As Paralimpíadas de Paris começam oficialmente nesta quarta-feira, dia 28, às 15 horas (horário de Brasília), em Paris. A cerimônia de abertura do evento, que contará com delegações de 185 países, será transmitida ao vivo pelo SporTV (canal a cabo), Globoplay (streaming) e pelo canal do Comitê Paralímpico no YouTube.
Da mesma forma como aconteceu nos Jogos Olímpicos, a abertura não ocorrerá dentro de um estádio da capital francesa. Os esportistas representarão seus países na avenida Champs-Élysées, em direção à praça La Concorde.
Os Jogos terão 4,4 mil paratletas brigando por medalhas em 23 modalidades diferentes, todas subdivididas em provas, classes e categorias específicas. A competição prossegue até o dia 8 de setembro.
A delegação brasileira será a maior para uma edição dos Jogos Paralímpicos fora do Brasil, com 280 atletas no total, dos 16 aos 64 anos. Só perde para a de 2016, quando o Rio de Janeiro foi sede do evento. São 255 competidores com deficiência, 19 atletas-guia (18 para o atletismo e um para o triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo.
Outros dados da delegação: as mulheres ainda são minoria, pouco mais de 40%, mas garantem a maior participação da história nos Jogos. Por fim, 23 dos 26 estados da União, além do Distrito Federal, estão inclusos no grupo, que tem tudo para bater o recorde histórico obtido em 2021 em Tóquio, com 72 medalhas e 22 ouros.