Rebeca Andrade (ouro), Isaquias Queiroz (prata) e Rayssa Leal (bronze) em Paris 2024 | Imagem: Alexandre Loureiro/COB, Alexandre Loureiro/COB e Gaspar Nóbrega/COB
Brasil encerra participação nos Jogos Olímpicos na 20ª colocação, em conquista semelhante a de Tóquio

Brasil encerra participação nos Jogos Olímpicos na 20ª colocação, em conquista semelhante a de Tóquio

A delegação brasileira terminou sua passagem pelos Jogos Olímpicos de Paris 2024 com 20 medalhas. Ao todo, foram três ouros, sete pratas e 10 bronzes durante a competição que durou duas semanas na França.

O total desta edição chegou perto de superar o recorde de Tóquio 2020 - na Olimpíada realizada em 2021 devido à pandemia de Covid - quando o país conquistou 21 medalhas, terminando porém na 12ª colocação. Até então, o Brasil possuía 150 medalhas, número que aumentou nesta edição com destaque para a ginástica artística (quatro medalhas) e para o judô (quatro medalhas).



Rebeca Andrade conquista a medalha de ouro na final do solo. Foto: Alexandre Loureiro/COB

Os três ouros foram obtidos com Beatriz Souza, no judô, Rebeca Andrade, na ginástica artística, e pela dupla Duda e Patricia, no vôlei de praia. Rebeca também garantiu mais duas pratas, categoria que ainda premiou o judoca William Lima, o maratonista Caio Bonfim, o canoista Isaquias Queiroz, a surfista Tati Weston-Webb e o time do futebol feminino.


Beatriz Souza - Divulgação COB

Finalmente, nas premiações das medalhas de bronze, destacaram-se o surfista Gabriel Medina, a skatista Raíssa Leal, o skatista Augusto Akio, a judoca Larissa Pimenta, a boxeadora Beatriz Ferreira, Edival Pontes (taekwondo), Alison dos Santos (atletismo), mais as equipes de vôlei feminino, de ginástica artística e do judô.

Campeãs olímpicas, Duda e Ana Patrícia serão as porta-bandeiras do Brasil na Cerimônia de Encerramento dos Jogos Paris 2024. Foto: Luiza Moraes/COB

Na classificação geral, os Estados Unidos bateram a China no último evento das Olimpíadas, com a vitória na final do basquete feminino sobre a França. Na soma final de medalhas, os dois países se igualaram no ouro (40), e o desempate saiu na contagem da prata, com placar de 44 a 27 em desvantagem para a China.

Os Estados Unidos terminaram pela quarta vez consecutiva em primeiro no quadro de medalhas, seguidos pela China, Japão, Austrália, França, Países Baixos, Grã-Bretanha, Coreia do Sul,Itália e Alemanha - os 10 primeiros colocados. O Brasil encerrou sua participação na 20ª colocação, contra o 12º lugar em Toquio.