A equipe brasileira mostrou neste domingo, dia 28, toda a força e tradição que a acompanha no judô e no "novato" skate em Olimpíadas. Na edição dos jogos em Paris, conquistou duas medalhas no tatame e uma na pista, em duas modalidades nas quais a presença no pódio já era esperada.
Larissa Pimenta ganhou a medelha de bronze Foto: Wander Roberto/COB
Primeiro foi no judô, e logo com uma medalha de prata. Willian Lima levou a premiação na categoria até 66 quilos. Logo depois foi o bronze de Larissa Pimenta, na categoria até 52 quilos. Até o incentivo de uma adversária serviu como impulso para que ela fosse bem na chave de repescagem e conquistasse a medalha.
A atleta Rayssa Leal garantiu a medalha de bronze na categoria. Foto: Gaspar Nóbrega/COB
Em outro ponto da capital francesa, a "Fadinha" Rayssa Leal, que surgiu em Tóquio 2020, voou sob pressão e tirou da cartola manobras que renderam o bronze no skate street feminino. Com a prata obtida em 2021 (os jogos foram adiados em um ano devido à epidemia de Covid-19), ela se firmou com a primeira atleta brasileira a conquistar medalhas aos 13 e 16 anos.
Equipe Brasileira - Qualificatória Ginástica Artística Feminina - Foto: Miriam Jeske/COB
O domingo em Paris também trouxe perspectiva de medalhas na ginástica artística feminina, com a classificação brasileira por equipes na final. Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Lorrane Oliveira deram um show de beleza e qualidade. E ainda com a conquista de vagas individuais. Rebeca avançou no individual geral e em mais três aparelhos: salto, trave e solo. Flávia vai para o individual também e Júlia Soares para a final na trave.
Filipe Toledo em tubo espetacular. Foto: William Lucas/COB
O surf brasileiro também mostrou porque vive disputando títulos mundiais. Com as vitórias de Filipe Toledo, Tatiana Weston-Webb e Tainá Hinckel na repescagem neste domingo, as equipes masculina e feminina chegam às oitavas de final dos Jogos Olímpicos com todos os seus seis integrantes na disputa das ondas na praia de Teahupo'o, no Taiti. A eles, se juntam Gabriel Medina, João Chianca e Luana Silva, que venceram suas baterias logo na estreia.
Tatiana Weston-Webb avançou no surfe feminino de Paris 2024. FOTO: William Lucas/COB
Tainá Hinckel vai enfrentar a brasileira Luana Silva nas oitavas do surfe em Paris 2024. FOTO: William Lucas/COB
Os Jogos Olímpicos prosseguem hoje com a participação do Brasil em várias categorias, como o volei de quadra feminino e ainda judô e skate.