A cerimonia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024 será realizada nesta sexta-feira, dia 26, a partir das 14 horas (horário de Brasília). A edição deste ano dos Jogos promete inovar no evento inicial que será realizado pela primeira vez em um local aberto, às margens e também dentro do Rio Sena, com transmissão pela TV Globo, SporTV (canal a cabo) e Cazé TV (YouTube).
Ao todo, 10.500 atletas de 205 delegações irão desfilar em 85 barcos ao longo do famoso rio. Segundo o comitê organizador, a ideia é transformar o evento em um espetáculo único, integrando a cidade com o espírito olímpico. Pela primeira vez na história, a cerimonia não será realizada dentro de um estádio, encerrando assim uma tradição olímpica.
O desfile vai começar às 14h30 na ponte Austerlitz e percorrerá seis quilômetros do rio, passando por pontos turísticos da cidade como a catedral de Notre-Dame, o Hotel de Ville (sede da prefeitura) e o Grand Palais. A chegada será na estação Trocadero, onde acontecerão os shows de encerramento. Além da TV e da internet, o público contará com mais de 80 telões espalhados ao longo do percurso para acompanhar o evento.
Entre 12 apresentações preparadas por cerca de dois mil artistas, estará o show de Celine Dion e Lady Gaga. Elas cantarão La Vie en Rose, grande clássico da música francesa eternizado por Édith Piaf. Essas exibições serão realizadas em pontos diferentes do Rio Sena enquanto os barcos percorrem o trajeto.
O canoísta medalhista olímpico Isaquias Queiroz e a capitã da seleção feminina de rugby de sete Raquel Kochhann formarão o casal de porta-bandeiras da equipe do Brasil, após escolha do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Esportistas famosos de outros países darão status de show à cerimonia. No caso dos Estados Unidos, a representação será feita pelo jogador LeBron James, do Los Angeles Lakers, que desfilará ao lado da tenista Coco Gauff, de apenas 20 anos, campeã do US Open de 2023.