Com os resultados da 18ª rodada, o Campeonato Brasileiro se aproxima do fechamento de seu primeiro turno com a permanência do Botafogo na liderança. Assim como Palmeiras e Flamengo, o Fogão venceu no domingo (1x0 sobre o Inter), o que deixou inalteradas as três primeiras posições do torneio.
A principal mudança foi no G4, com a vitória do Fortaleza (3x1 no Atlético GO), que passou a ser o quarto colocado no lugar do São Paulo. O Tricolor paulista apenas empatou com o Juventude e caiu para a quinta colocação.
Se a alteração mais sentida na tabela foi essa, o decorrer da rodada foi bem mais comentado pela imprensa. A começar pelo penalti bizarro que definiu a vitória do Flamengo por 2x1 sobre o Criciúma. Produto de duas bolas na área e a interferência de um jogador do time catarinense tocando a segunda bola, o árbitro interpretou o lance como penalidade máxima. A grande dúvida que restou no lance polêmico e se ele teria tido a mesma reação caso a jogada fosse contra a equipe carioca.
O VAR também protagonizou lances de causar muitas discussões. Foi assim na anulação de um gol do Cruzeiro contra o Palmeiras e no lance em que o Juventude marcou contra o São Paulo, em uma falha do goleiro Rafael.
Na parte inferior da tabela, a maior repercussão se deu na segunda vitória seguida do Corinthians sob o comando do técnico argentino Ramón Díaz O Alvinegro derrotou o Bahia por 1x0, no estádio Fonte Nova, e conseguiu finalmente deixar a zona de rebaixamento. Ao somar seis pontos em dois jogos, a equipe do Parque São Jorge saltou para a 14ª posição, com 18 pontos.