Imagem: Site do Botafogo
Líder Botafogo frustra avanço do Palmeiras e São Paulo retorna ao G4

Líder Botafogo frustra avanço do Palmeiras e São Paulo retorna ao G4

O Botafogo levou a melhor na briga pela liderança do Campeonato Brasileiro ao derrotar por 1x0 o Palmeiras, seu rival imediato na tabela, na noite desta quarta-feira, dia 17, no estádio Nilton Santos, no Rio. Agora o Fogão abriu 36 pontos, deixando o Alviverde na vice-liderança, com seus 33 pontos.

A partida foi marcada por forte tensão, já que a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, e o dono do Botafogo, o norte-americano John Textor, vêm trocando acusações nas últimas semanas por favorecimento de resultados para aos dois times. Desta vez, porém, Textor acabou por se desculpar com Leila - que não foi ao Engenhão - por conta de bonecos dela e do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues simulando enforcamentos, e que foram colocados pela torcida nas arquibancadas.

No campo, o centroavante Tiquinho Soares marcou o gol da vitória botafoguense aos 10 minutos do segundo tempo. Pelos lados do Palmeiras, houve a baixa do jovem meio-campista Estêvão, que deixou a partida na etapa final de jogo com muitas dores no tornozelo esquerdo, não sendo presença garantida no próximo confronto do time, no sábado, dia 20, contra o Cruzeiro, no Allianz Park.

No Morumbis, o São Paulo derrotou o Grêmio no duelo dos tricolores, chegou aos 30 pontos e ascendeu à quarta posição do campeonato, completando o G4. O jogo foi de muito equilíbrio, com ataques que exigiram muito dos goleiros Rafael e Marchesín.

O gol da vitória foi marcado por Lucas Moura, logo aos nove minutos de partida. A noite não foi, entretanto, só de comemoração para o Tricolor paulista. A equipe teve a expulsão de Igor Vinicius no final do jogo, uma lesão mais leve do argentino Calleri (deixou o campo) e a lesão mais grave do meia Allison, em que foi constatada a fratura do tornozelo direito. A previsão inicial é de que o jogador não atuará mais na temporada 2024.