Imagem: ANEEL/Reprodução
Aneel abrirá consulta pública sobre baterias no início do segundo semestre

Aneel abrirá consulta pública sobre baterias no início do segundo semestre

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) abrirá consulta pública sobre os sistemas de armazenamento de energia no início do segundo semestre deste ano. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, dia 5, pelo diretor da Agência, Ricardo Tili, durante a realização do Congresso de Inovação na Distribuição de Energia Elétrica (Cide), que prossegue até hoje, em São Paulo.

O conselheiro da Aneel disse que, a partir do começo dessa consulta pública, a Agência deve concluir a primeira parte da regulamentação até dezembro deste ano.

Segundo Ricardo Tili, a fase de regulamentação terá três pontos: o primeiro voltado ao preço de custo; o segundo relacionado ao tipo de outorga que será feita para o sistema de armazenamento e suas baterias; e terceiro será a questão do empilhamento de receita, já que as baterias podem ter mais de uma função no sistema elétrico como injeção de energia, controle de serviços ancilares, de frequência e de tensão.

Em conversa com os jornalistas durante o evento, Ricardo Tili disse que, após o foco centrado nesses três pontos da regulamentação, a Agência irá avançar em outras atribuições para os sistemas de armazenamento, como o aproveitamento da frota de carros elétricos injetando energia na rede, entre outros temas.