Imagem: Ricardo Botelho | MME
MME debate perspectivas e desafios para as baterias no Sistema Interligado Nacional

MME debate perspectivas e desafios para as baterias no Sistema Interligado Nacional

Consulta pública para o leilão recebeu 780 contribuições, das quais cerca de 15% foram relacionadas ao tema de armazenamento de energia, sendo que destas 49% foram para baterias stand-alone ou associadas

O Ministério de Minas e Energia (MME) realizou, na tarde desta sexta-feira, dia 24, o seminário "Perspectivas e Desafios para as Baterias no Sistema Nacional Interligado (SIN)", em Brasília (DF). O encontro ouviu os diversos atores do setor na construção de soluções para o sistema elétrico brasileiro, com análises feitas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e Empresa de Pesquisa Energética (EPE), além de representantes do setor privado.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o tema do armazenamento foi bastante citado na consulta pública que recebeu sugestões para o Leilão de Reserva de Capacidade de Potência (LRCAP) e, por isso, a importância desse debate. "As contribuições enviadas pelo setor e pela sociedade nos mostraram que é preciso debater e planejar como podemos aproveitar a complementaridade dessas soluções e, com isso, garantir a segurança energética ao menor custo à população", disse ele ao portal Gov.br.

No evento, o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Thiago Barral, ressaltou que o armazenamento de energia tem se tornado cada vez mais competitivo com diferentes aplicações. "É preciso reconhecer as outras qualidades ou potenciais contribuições e características desse ativo para o planejamento. E assim criarmos os critérios de segurança do suprimento especificamente dimensionados para requisitos sistêmicos de flexibilidade", ponderou.

Durante o seminário, a diretora do Departamento de Planejamento e Outorgas de Geração de Energia Elétrica do MME, Christiany Faria, falou sobre a consulta pública nº 160 que trata do Leilão de Reserva de Capacidade de Potência (LRCAP), aberta em março deste ano.

"Ao todo, foram 780 contribuições de agentes múltiplos, desde empresas de energia e organizações até órgãos governamentais e cidadãos, em 141 documentos recebidos em 50 dias. Cerca de 15% das contribuições na consulta pública foram sobre o tema de armazenamento, sendo que dessas 49% foram para baterias stand-alone ou associadas", destacou Christiany Faria.

O LRCAP tem o objetivo de contratar potência elétrica a partir de empreendimentos de geração, novos e existentes, para suprimento a partir de 2027 e 2028. O processo para realização do certame está em fase de análise das contribuições para a elaboração da minuta de portaria a ser publicada posteriormente.

(com informações do portal Gov.br e do site do MME)