Lula e Oliver Stone | Imagem: Ricardo Stuckert/Divulgação
Cannes exibirá documentário sobre o presidente Lula dirigido por Oliver Stone

Cannes exibirá documentário sobre o presidente Lula dirigido por Oliver Stone

Estréia do filme, que ainda não teve seu título anunciado, acontecerá no tradicional festival de cinema na costa francesa

A direção do Festival de Cannes, mais importante mostra cinematográfica da Europa, anunciou nesta segunda-feira, dia 22, que vai exibir o documentário sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dirigido pelo cineasta norte-americano Oliver Stone, como parte de suas sessões especiais.

Cineasta com uma atração especial pela política mundial e particularmente de seu país, ganhador de dois Oscars, Oliver Stone, de 77 anos, já filmou "JFK: A Pergunta que Não Quer Calar", de 1991; e "Entrevistas com Putin", de 2017. Sobre a Guerra do Vietnã, na qual participou na condição de soldado e fotógrafo, ele fez "Platoon", de 1986; e "Nascido em 4 de Julho", de 1989, sendo que no primeiro procurou retratar um pouco de sua própria história no conflito do Sudoeste Asiático.

Ainda não há detalhes sobre o título, que será exibido pela primeira vez em Cannes, que neste ano acontece entre os dias 14 e 25 de maio. A produção está sendo aguardada como muita expectativa pelos críticos e pelo público que todos os anos comparece ao badalado evento da costa mediterrânea francesa.

O documentário sobre Lula foi finalizado em março deste ano. Sua produção começou em 2021 e chegou a sofrer uma interrupção, quando o líder petista contraiu Covid-19. A obra retrata o período que vai prisão do então ex-presidente pela Operação Lava Jato em 2018, à sua volta ao poder, no final de 2022, após vencer as eleições pela terceira vez. A última vez que Lula e Stone se encontraram foi há pouco mais de dois anos, durante passagem do então candidato à presidência pela Argentina.