A voz quente e suave de Cate Blanchett nos leva mundo afora para nos mostrar os segredos da natureza revelados recentemente pelos cientistas.
"A Incrível Rede da Natureza" é o nome do primeiro episódio de quatro que mostram a trama viva que une todos nós que vivemos no planeta.
"Perceba que tudo se conecta" é a epígrafe atribuída a Leonardo da Vinci (1452-1519), que, já em sua época, sabia desse segredo. Ele foi pintor, escultor, urbanista, físico, astrônomo, engenheiro, naturalista, filósofo, químico, inventor e muito mais. Ou seja, foi um gênio que intuiu a íntima conexão de tudo no nosso planeta Terra.
O primeiro episódio mostra uma rua na hora do "rush" no Nepal. Um enorme rinoceronte caminha entre pessoas e carros O que ele faz ali? Procura alimento, fazendo o que sempre fez sua espécie quando tudo era natureza. Agora ele enfrenta o tráfego. A natureza pede passagem. O progresso põe a natureza nas sombras. É preciso pensarmos sobre isso.
E é o que vamos fazer ao longo dos episódios, levados pela voz da atriz duas vezes ganhadora do Oscar e presenciando o trabalho dos animais que vivem e com isso, preservam o planeta. Uma ideia fácil de compreender com os exemplos que vamos ver.
Nas belíssimas imagens da fauna do planeta, o segredo é revelado. Não somos nós que podemos salvar o planeta sozinhos. Precisamos do auxílio desses animais que foram sempre os responsáveis por manter o planeta vivo. Aqui tudo é interligado para preservar a força mais poderosa da terra: a vida.
Assim, nas florestas, nos oceanos, nos desertos, nas montanhas geladas, a fauna tem o importante papel de manter todos vivos. Essa é a afirmação dos cientistas que vamos ver ilustradas por exemplos ao redor do planeta.
Vamos atrás das renas, dos lobos, dos peixes nos corais, hipopótamos, salmões, jabutis, raposas-voadoras, capivaras, cotias e onças.
Precisamos desses animais. A fauna ajuda a manter o planeta saudável. Precisamos devolver à fauna o meio ambiente onde são necessários. Inclusive os predadores que, quando faltam, desorganizam o equilíbrio das espécies.
Conclusão, a Natureza pode ajudar a salvar o planeta, se dermos a ela uma chance.
Recomendo esse documentário belo e instrutivo para todos. Porque a hora é já.
(O trailer está no meu blog: www.eleonorarosset.com.br )