Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira | Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Alexandre Silveira anuncia inclusão dos sistemas de armazenamento em bateria no leilão de reserva

Alexandre Silveira anuncia inclusão dos sistemas de armazenamento em bateria no leilão de reserva

O ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, confirmou nesta quarta-feira, dia 20, a inclusão dos sistemas de armazenamento em baterias elétricas no leilão de reserva de capacidade previsto para acontecer em 30 de agosto. Silveira deu a noticia durante sua participação no 42° encontro anual da CERAWeek, em Houston, nos Estados Unidos. O ministro contou que o governo vem trabalhando para inserir outras fontes energéticas como opção ao óleo diesel e decidiu incluir sistemas de armazenamento no certame.

"Inclusive no leilão (de reserva de capacidade) deste ano, para demonstrar a clareza com que o Brasil avança na transição energética, vamos contemplar as baterias para poder ajudar a impulsionar o investimento, para que as baterias possam se viabilizar e fazer com que as energias intermitentes se tornem energias estáveis", esclareceu Silveira ao jornal Valor, responsável pela divulgação, no último dia 14, do interesse da pasta pelo uso da tecnologia no certame.

No presente momento, apesar de não existir uma regulamentação específica para o uso de armazenamento de energia em baterias e o prazo estar apertado para o leilão, o mercado entende que é possível criar um marco regulatório necessário para a participação do sistema de armazenamento.

Outras barreiras a serem quebradas serão: a definição da quantidade de horas diárias que esses sistemas irão atender ao chamado do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS); e como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) conseguirá traduzir essa inovação em contrato e procedimentos de rede para o ONS.

Embora ainda conviva com essas barreiras regulatórias, o mercado de baterias cresce a olhos vistos nos Estados Unidos, Ásia, Europa e também avança no Brasil, onde a indústria de veículos investe na produção/importação e vendas de carros e ônibus. Já na área de armazenamento para indústria e comércio, o inédito projeto da transmissora colombiana Isa Cteep é o único de grande escala atualmente.

O sistema de baterias, instalado na subestação em Registro (SP), teve um custo de R$ 146 milhões. Com 30 megawatts (MW) de potência, é capaz de fornecer 60 megawatts-hora (MWh) por duas horas para uma região com até 2 milhões de pessoas. O projeto foi implantado em dezembro de 2022, com um teste plenamente aprovado de utilização de energia armazenada em Registro e outras cidades do sul do Estado. As baterias, importadas da China, foram fornecidas pela YOU.ON, com apoio na instalação da TS Infraestrutura.