Imagem: Amy Webb, SXSW 2024
Inteligência artificial, energias renováveis e eleições, temas que movimentaram o SXSW em Austin

Inteligência artificial, energias renováveis e eleições, temas que movimentaram o SXSW em Austin

Durante a 17ª edição do South by Westwest (SXSW), festival de tecnologia e inovação realizado esta semana em Austin, no Texas, Amy Webb, CEO do Future Today Institute, apresentou um relatório sobre o super ciclo de tecnologia pelo qual o mundo vai passar. O super ciclo, diz ela, se refere a um período mais extenso onde se criarão demandas e soluções para uma mudança sustentável das estruturas da economia.

"O super ciclo da tecnologia está aí. Ele vai mudar o curso da história da humanidade, mas nós não precisamos nos submeter a ele. Nós podemos nos ajudar durante essa grande transição", disse Amy Webb.

Para mostrar como se dará esse superciclo na prática, Amy Webb, que é jornalista, pesquisadora de tendências e professora universitária em Nova York, apresentou alguns temas-chaves que irão tomar corpo em 2024, e que por isso mesmo devem estar no radar de todo executivo, especialista ou usuário de tecnologia.

Como era de se esperar, a Inteligência artificial (I.A.) foi o grande tema discutido no encontro e abordado no relatório, devido aos investimentos previstos nessa tecnologia, seu uso cada vez mais difundido em aplicativos como o ChatGPT e os aspectos regulatórios que vem sendo discutidos nos Estados Unidos e na União Europeia. Junto a I.A., os algoritmos que ditam o uso das plataformas sociais e os metaversos que criam novas realidades virtuais também fizeram parte das conversas, assim como biotecnologia e o desenvolvimento de novos materiais nas áreas de saúde e da indústria.




Em ano de eleições presidenciais nos Estados Unidos, o tema também foi registrado no relatório. Não só nos EUA, mas em cerca de 70 países, onde haverá votações que envolverão 4,2 bilhões de pessoas. Nesse tópico, a maior preocupação é com a disseminação das fake news, como elas podem comprometer o andamento dos pleitos e a ameaça que trazem para a democracia

A sustentabilidade e a diminuição das emissões de carbono também estiveram na ordem do dia, com a discussão de tecnologias emergentes que se unem para cobrir o preocupante tema do meio ambiente. À medida que os efeitos das mudanças climáticas se tornam mais graves, os governos estão considerando um conjunto mais exótico de tecnologias para combater a situação.

Geoengenharia solar, manipulação da química oceânica e cidades sustentáveis são todos conceitos que ganharam visibilidade em 2023. Enquanto isso, avanços significativos foram feitos na adoção de infraestrutura de energia renovável, com foco em redes inteligentes, armazenamento de energia em baterias e rastreamento de carbono, aponta o relatório.