Batida simbólilca do martelo pelo consórcio que venceu o leilão do Trem Intercidades (TIC) entre Campinas (SP) e São Paulo | Imagem: Reprodução/B3
Consórcio de empresas chinesa e brasileira ganha Leilão do Trem Intercidades Campinas-SP

Consórcio de empresas chinesa e brasileira ganha Leilão do Trem Intercidades Campinas-SP

Trem será o primeiro de média velocidade do país; BNDES anunciou aporte de R$ 6,4 bilhões ao projeto de cerca de R$ 14 bilhões

O Consórcio C2, formado pela chinesa CRRC e pela Comporte, da família Constantino, fundadora da companhia aérea Gol, venceu o leilão do Trem Intercidades (TIC) promovido pela Governo do Estado de São Paulo nesta quinta-feira, dia 29, na sede da B3, bolsa de valores no centro da capital paulista. O lance, que foi único, ofertou 0,01% de desconto. O outro grupo cuja presença era cogitada no certame, formado por CCR e Alston, não se apresentou.

A concessão é válida por 30 anos e prevê a construção de um nova linha que vai conectar Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas. A vencedora do leilão também passa a ser responsável pela Linha 7-Rubi, atualmente sob gestão da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM), que liga a estação Barra Funda a Jundiaí.



Estação de Trem em Campinas (foto: CPTM)

O projeto tem investimentos da ordem de R$ 14 bilhões, cujos recursos devem vir da PPP montada pela equipe do governo com o concessionário privado, o Estado de São Paulo e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Presente ao leilão representando o presidente Aloízio Mercadante, a secretária de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do banco, Luciana Costa, anunciou o aporte de R$ 6,4 bilhões ao projeto.

O trem de passageiros contará com dois serviços. O primeiro prevê uma viagem com paradas, com duração de cerca de 93 minutos, e deverá ficar pronto em 2029. O corredor será formado pela linha 7-Rubi da CPTM e uma extensão até Campinas, a ser construída.

O segundo, previsto para 2031, será uma viagem expressa de São Paulo a Campinas, com parada apenas em Jundiaí, e duração estimada de 64 minutos. Esse curto período de viagem será possível graças à velocidade média da composição, que será de 95 km/h.

As locomotivas que vão operar a nova linha poderão alcançar a velocidade máxima de 140 km/h, o que fará do novo trem o primeiro de média velocidade do país. O valor da tarifa ainda é estudado. Há possibilidade de que o preço varie de acordo com alguns critérios, desde que respeite o teto de R$ 64,00.

O governo paulista estima que serão transportadas quase 550 mil pessoas por dia no primeiro ano de operação completa do empreendimento. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) fez o discurso final, na batida do martelo - que desta vez não saiu quebrado - e agradeceu o presidente do BNDES, Aloízio Mercadante, pela confiança do banco, o "ineditismo e vanguarda do BNDES em se adiantar na participação do TIC".

Tarcísio afirmou também que essa PPP "abre um novo ciclo de transporte ferroviário de passageiros, que terá continuidade com as linhas até Santos, São José dos Campos e Sorocaba. Quanto ao trem litorâneo, o governador adiantou que o trajeto alcançará Santos via Itanhaém e Mongaguá. Ou seja, pelo trecho da linha Santos - Cajati, antiga estrada de ferro Sorocabana.