Imagem: Neuralink/Divulgação
Neuralink, de Elon Musk, realiza o primeiro implante de chip cerebral

Neuralink, de Elon Musk, realiza o primeiro implante de chip cerebral

Elon Musk tornou pública nesta segunda-feira, dia 29, a realização do primeiro implante cerebral em um paciente humano. A cirurgia foi feita pela sua startup Neuralink Corp., em um processo que pretende permitir aos seres humanos que controlem computadores com suas mentes.

Em postagem no X, antigo Twitter, Elon Musk disse que o paciente está se recuperando bem, e que os resultados iniciais do procedimento foram promissores.

"Os resultados iniciais mostram sinais promissores da atividade neural", escreveu Musk, que criou a startup de chips em 2017. Os primeiros testes estão sendo feitos em pacientes com paralisia cerebral. Nesses casos, o dispositivo de interface cérebro-computador (BCI, na sigla em inglês) tem como objetivo permitir que pessoas com paralisia controlem equipamentos externos com seus pensamentos.

É a primeira vez que o fundador da Tesla, Space-X, Neuralink e novo dono do Twitter (desde 2022) aparece na imprensa nos últimos meses com menções positivas. No setor de carros elétricos, a chinesa BYD superou a Tesla em vendas de veículos elétricos no último trimestre de 2023.

No início deste ano, o megaempresário foi alvo de denúncias surgidas na imprensa norte-americana sobre os efeitos que o uso de um coquetel de drogas (cocaína, LSD, ecstasy e cogumelos alucinógenos) poderiam causar em Musk, sobretudo em seus relacionamentos empresariais, inclusive como o governo dos EUA.