No primeiro dia de viagem à Arábia Saudita, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o príncipe herdeiro e primeiro-ministro Mohammed bin Salman, para conversas sobre investimentos sauditas no Brasil. No roteiro pelo Oriente Médio, o principal compromisso de Lula será a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança de Clima (28ª COP), que começará nesta quinta-feira, dia 30, nos Emirados Árabes Unidos.

"Na Arábia Saudita, nosso primeiro destino nesta visita ao Oriente Médio, para reuniões com o chefe de Estado e empresários brasileiros e sauditas. Vamos apresentar projetos de investimento no Brasil e aumentar as relações comerciais e de parceria entre nossos países nos setores de energia, agricultura e indústria. Também vamos apresentar os projetos do Novo PAC para investimentos em infraestrutura", escreveu Lula em sua conta no Instagram.

Segundo informação divulgada com exclusividade na manhã desta quarta-feira, dia 29, pelo jornalista Jamil Chade em sua coluna no site UOL, o governo saudita fechou um acordo com a Embraer e estuda um aporte de US$ 9 bilhões (R$ 43,9 bilhões) em investimentos no Brasil até 2030, principalmente nas áreas previstas no Novo PAC. Os dois governos ainda projetam mais que dobrar o comércio bilateral até o final da década, e Riad abrirá um escritório de investimentos em São Paulo, a InvestSaudi".