O prefeito Ricardo Nunes foi oficializado nesta terça-feira, dia 21, copresidente da União das Cidades Capitais Ibero-Americans (UCCI), durante a 20ª Assembleia Geral da rede, realizada na sede da Prefeitura, no centro de São Paulo. Secretários de governos locais, presidentes de câmaras municipais e prefeitos de 18 cidades de 15 diferentes países participaram da assembleia, promovida pela primeira vez no Brasil.
Ricardo Nunes passa a comandar a entidade ao lado de José Luis Martínez-Navasqués, prefeito de Madri, sede permanente da UCCI, criada em 1982. A secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, abriu a reunião do Comitê Executivo, que antecedeu a assembleia, e, ao longo da programação, apresentou as prioridades e propostas de São Paulo para o mandato 2023-2025, como o intercâmbio de políticas públicas focadas no desenvolvimento sustentável e combate à pobreza e desigualdades.

A assembleia também escolheu 2024 como o "Ano da Língua Portuguesa". O Português já é uma das línguas oficiais da entidade, e uma das responsabilidades da capital paulista será auxiliar na capacitação da equipe técnica da rede e da programação temática, ampliando a integração de cidades da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
A UCCI é composta por 29 cidades capitais da América Latina e Península Ibérica e, mesmo não sendo a capital brasileira, São Paulo é membro desde 1989, por sua relevância. Ao final do encontro, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, recebeu o Prêmio UCCI 2023 de Inovação em políticas públicas pelo programa Sampa+Rural, uma iniciativa transversal que envolve temas como preservação e educação ambiental, segurança alimentar e geração de emprego e renda.

A assembleia, realizada agora pela primeira vez no Brasil, faz parte da programação do São Paulo International Summit 2023 (SPIS), um conjunto de quatro importantes eventos que acontece até a próxima sexta-feira, dia 24. Com iniciativas do gênero, São Paulo tem se projetado nos últimos anos como capital da diplomacia de cidades, somando mais de 15 grandes encontros previstos até o fim de 2024.