Imagem: Instagram @zuck
Mark Zuckerberg passa por cirurgia devido a lesão no joelho esquerdo

Mark Zuckerberg passa por cirurgia devido a lesão no joelho esquerdo

CEO da Meta machucou-se durante treinamento de artes marciais, na semana em que foi novamente desafiado por Elon Musk

O presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg, foi submetido a uma cirurgia no joelho esquerdo nesta sexta-feira, dia 3, em Menlo Park, na região do Vale do Silício, na Califórnia. O procedimento ocorreu devido a uma lesão sofrida durante treinamento de artes marciais mistas, a conhecida MMA.

Zuckerberg, que tem dito muitas vezes durante entrevistas sobre sua paixão pela modalidade de MMA, disse em postagem no Instagram que estava treinando para uma competição no início do ano que vem e que pretende continuar após a recuperação. A lesão foi uma ruptura em um de seus ligamentos cruzados anteriores.

O dono da Meta, que congrega as plataformas Facebook, Instagram, WhatsApp e o novo Threads, ganhou notoriedade nos últimos meses por suas habilidades no ringue. Em maio, ele ganhou medalhas de ouro e prata em sua primeira competição de jiu-jitsu brasileiro na Woodside High School, uma escola pública de Woodside, em São Francisco.

O recente interesse de Zuckerberg por artes marciais, nascido durante a pandemia de covid-19, foi relacionado pela imprensa a uma possível luta entre ele e Elon Musk, da Tesla e da plataforma X (ex-Twitter). O dono da Meta disse aos jornalistas que Musk "não está levando a luta a sério" e que era "hora de seguir em frente" em suas competições. No entanto, a recuperação de uma cirurgia de joelho pode levar de nove a 12 meses, segundo estimativas médicas. É o mesmo tempo que levará para o jogador Neymar, do Al-Hilal, que fez cirurgia parecida, retornar aos campos, após lesão sofrida durante partida disputada pela Seleção Brasileira.

Em entrevista ao podcast "Joe Rogan Experience", o proprietário da Tesla e do X voltou a desafiar o rival, antes porém que fosse anunciada a lesão e a cirurgia do dono da Meta. "Ele me acusou de não estar falando sério, e eu disse, "Escuta, no fim das contas, eu te enfrento em qualquer lugar, onde seja, sob qualquer regra. Ele disse para escolher o lugar. Eu ficaria feliz de enfrentá-lo em qualquer lugar. Sou muito maior que ele. Isto é injusto. Acho que ele não deveria me enfrentar", ameaçou o empresário.

Alguns meses atrás, chegou-se a cogitar um local como o Coliseu de Roma para a realização da luta, mas divergências entre os empresários sobre o formato promocional do evento abrandaram os ânimos quanto ao desafio. O ponto turístico e histórico italiano foi palco, em 1972, de um luta considerada clássica nos filmes de artes marciais, entre Bruce Lee e Chuck Norris, desfecho do filme "O Voo do Dragão".