Uma vibrante festa abriu oficialmente os Jogos Pan-Americanos de Santiago, na noite desta sexta-feira, dia 20, no histórico Estádio Nacional de Chile. O presidente Gabriel Boric, que havia chegado a menos de 24 horas de viagem à China, teve sua presença anunciada e foi muito aplaudido por todos os espectadores.
A cerimônia de abertura teve apresentações de artistas locais como a baterista Juanita Parra, ovacionada após solar no início da solenidade; da jovem cantora soprano Constanza Wilson, que entoou o hino nacional; e da atriz Amparo Noguera. A todo momento, a plateia repetia o tradicional grito "Chi Chi Chi Le Le Le, viva Chile".

Marta Suplicy, secretária municipal de Relações Internacionais de São Paulo.
Um contingente de 4.141 atletas de 41 países participam desta 47ª edição. Com 623 nomes, a delegação brasileira é a maior da história da competição. O grupo foi representado na abertura por 150 desportistas, tendo à frente a tenista Luisa Stefani e o nadador Fernando Scheffer, medalhistas em Tóquio.

A tenista Luisa Stefani e o nadador Fernando Scheffer
Além das delegações desportivas que estão no Chile, a Casa Brasil é um projeto inovador levado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) a Santiago. O espaço está localizado no Parque Araucano, bairro de Las Condes. A proposta é reunir cultura, turismo, esporte e entretenimento ao longo de todo o Pan 2023.

Na Casa Brasil, está instalado o "Espaço Cidade de São Paulo", iniciativa que visa atrair novos negócios e captar investimentos, além de fomentar o turismo e a cooperação internacional, divulgando políticas públicas de referência e a capital paulista como um todo. As secretarias municipais de Relações Internacionais (SMRI), Pessoa com Deficiência (SMPED), Cultura, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Turismo, Educação, Subprefeituras, Verde e Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Esportes estão presentes na Casa Brasil.
