Casa Brasil, projeto do COB, contará em suas instalações com o ''Espaço Cidade de São Paulo'', iniciativa da Prefeitura paulistana
Os Jogos Pan-Americanos de Santiago começam nesta sexta-feira, dia 20, com abertura oficial prevista para as 20 horas (horário de Brasília) feita pelo presidente chileno Gabriel Boric. Essa edição dos jogos, que vai até 5 de novembro, não terá transmissão na TV brasileira, mas o público não ficará sem assistir as competições envolvendo o Brasil. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) fará as transmissões via streaming, em parceria com a Cazé TV.

Marta Suplicy e Márcio Toledo com Paula Sarney, mais o embaixador brasileiro em Santiago, Paulo Pacheco, à esquerda
Os jogos deste ano reunirão 41 países e terão 6.900 atletas disputando mais de 35 modalidades, como o judô, a ginástica olímpica, a natação e o skate, esportes onde estão atualmente alguns dos destaques brasileiros. Antes mesmo da abertura oficial, alguns esportes já deram a largada para a competição, como o boxe e o beisebol - a equipe brasileira estreou nesta quinta-feira, dia 19, com uma vitória sobre a favorita Venezuela.
O Brasil é o quarto maior medalhista da história da competição e, na atual edição, vai tentar superar o seu melhor desempenho - um quarto lugar e 171 medalhas conquistadas no ano de 2019, em Lima, no Peru.

Além das delegações desportivas, a Casa Brasil é outro projeto do Comitê Olímpico do Brasil (COB), levado a Santiago. O espaço está localizado no Parque Araucano, bairro de Las Condes. A proposta é reunir cultura, turismo, esporte e entretenimento ao longo de todo o Pan 2023.
Na Casa Brasil, foi instalado o "Espaço Cidade de São Paulo". A iniciativa visa atrair novos negócios e captar investimentos, além de fomentar o turismo e a cooperação internacional, divulgando políticas públicas de referência e a cidade como um todo. As secretarias municipais de Relações Internacionais (SMRI), Pessoa com Deficiência (SMPED), Cultura, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Turismo, Educação, Subprefeituras, Verde e Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Esportes estarão presentes
Comandada por Marta Suplicy, a Secretaria Municipal de Relações Internacionais, que possui a governança do projeto no Pan, irá promover encontros bilaterais durante todo o período. A SMRI também é parceira de SMPED, que estará à frente do Espaço durante o Parapan. São aguardados aproximadamente 30 mil visitantes no local ao longo das duas temporadas de jogos.