Aeronaves Phenom 300E voou com sucesso, abastecida com combustível de aviação 100% sustentável. Jato é branco com detalhes em azul marinho. Aeronave Phenom 300E decolou e pousou com sucesso, abastecida com combustível de aviação 100% sustentável | Imagem: Divulgação/Embraer
Embraer conclui testes de voo de dois jatos abastecidos com combustível sustentável

Embraer conclui testes de voo de dois jatos abastecidos com combustível sustentável

As aeronaves mais avançadas da Embraer - os jatos Phenom 300E e Praetor 600 - finalizaram neste domingo, dia 15, os testes do combustível de aviação 100% sustentável (SAF, ou Sustainable Aviation Fuels), segundo comunicado divulgado pela fabricante aeronáutica.

Os voos foram feitos na planta da Embraer em Melbourne, cidade do Estado da Flórida, nos Estados Unidos. A indústria brasileira de aviões diz que o uso do SAF é parte fundamental de seu compromisso com sustentabilidade.

A produção de SAF atingiu 300 milhões de litros no mundo em 2022. O número é o triplo do ano passado. No entanto, ainda representa 0,1% do total de combustível usado no mundo pelos aviões.

Além de poluir 80% menos que o querosene, o novo combustível é fácil de adotar, já que pode ser usado nos motores de aviões atuais sem grandes adaptações. O SAF também pode ser misturado ao querosene em várias proporções. Companhias de todo o mundo têm procurado substituir combustíveis fósseis pela alternativa renovável.



Aeronave Phenom 300E decolou e pousou com sucesso, abastecida com combustível de aviação 100% sustentável - Divulgação/Embraer

Apesar da alta procura, o avanço do SAF é lento por algumas razões, especialmente a dificuldade em aumentar a produção. O combustível é feito a partir de óleos de plantas como palma e mamona e de rejeitos orgânicos, incluindo óleos vegetais descartados. Montar uma fábrica leva de três a cinco anos.

"O uso de SAF essencial para que as operações da Embraer sejam neutras em carbono até 2040 e, assim, apoiar a meta do setor aeroespacial de zerar emissões até 2050", informou a companhia.

As aeronaves da empresa atualmente saem da linha de produção já aprovadas para utilizar uma mistura de até 50% de SAF junto ao querosene de aviação, segundo informação da própria Embraer.

O plano da companhia é colocar no mercado aeronaves habilitadas a voar com o tanque abastecido apenas com SAF, de forma a reduzir emissões ao possibilitar a troca de um combustível fóssil por uma fonte renovável.

A Embraer conclui sua nota afirmando que "continuará trabalhando em direção a um futuro mais sustentável para a indústria da aviação por meio de esforços adicionais, como a pesquisa e o desenvolvimento de alternativas de sistemas de propulsão de baixa ou zero emissão, como eletrificação, híbrido-elétrico e hidrogênio".