A mais tradicional exposição de filmes do país começa nesta sexta-feira, dia 19, na capital paulista, com patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras e Banco Itaú. É a 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que prosseguirá até 1º de novembro com a exibição de 362 títulos de 96 países. Diversas salas da cidade exibirão as obras em cartaz, que também estarão disponíveis nas plataformas gratuitas de streaming Itaú Cultural Play, Sesc Digital e Spcine Play.
A seleção deste ano faz um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial tem produzido, além de apresentar tendências, temáticas, narrativas e estéticas. A 47ª Mostra é composta pelas seções: Apresentação Especial, Competição Novos Diretores, Mostra Brasil, Perspectiva Internacional, Realidade Virtual, além de filmes de retrospectiva, restaurados e de cineastas homenageados.
Este ano, a 47ª da Mostra homenageará o cineasta Michelangelo Antonioni, com uma retrospectiva, exposição e leitura de roteiro. Morto em 2007, aos 95 anos, o diretor italiano produziu uma obra reconhecida pelo cinema mundial.
Antonioni dirigiu Blow Up, A Noite, O Eclipse e Zabriskie Point, entre outros filmes, tendo trabalhado com Marcello Mastroianni, Alain Delon, Monica Vitti, Vanessa Redgrave, Jane Birkin, Jeanne Moreau, Maria Schneider, Rod Taylor, Richard Harris, Jack Nicholson e Harrison Ford (em início de carreira), além dos músicos Jimmy Page e Jeff Back, em Blow Up.
Michelangelo Antonioni
Para maiores informações, o evento montou a Central da Mostra no Conjunto Nacional (avenida Paulista, 2073), onde há um balcão de atendimento ao público. Essa central funcionará entre os dias 14 a 18 de outubro, das 12h às 18 horas. Já de 19 outubro a 1º de novembro, o atendimento será feito de segunda a sábado, das 11h às 21 horas e, aos domingos, das 11h às 20 horas.
É possível também contatar a Mostra por e-mail, em info@mostra.org, ou pelas redes sociais do Instagram e do Facebook.